Empresas investem R$ 5,7 bilhões em novas unidades e ampliações em Guarulhos

Quinta, 15 de Agosto de 2019 - 16:45

Guarulhos receberá de empresas que chegarão à cidade ou irão ampliar suas operações um investimento de R$ 5,7 bilhões nos próximos cinco anos. Somadas, elas vão gerar 16 mil postos de trabalho no mesmo período. O anúncio foi feito pelo prefeito Guti na manhã desta quinta-feira (15) em evento que reuniu empresários no auditório do Paço Municipal.

Guti agradeceu as empresas que acreditam no potencial da cidade. “Obrigado pelo investimento em Guarulhos. O sucesso de vocês é o êxito do município, e a geração de emprego é a principal política pública e uma das maneiras efetivas de melhorar a economia local e a vida das pessoas”.

O superintendente do Internacional Shopping, Eldecio Cazelato Jr., contou que Guarulhos é uma exceção no planejamento da Gazit, empresa israelense que possui cinco subsidiárias no mundo e comprou o Internacional Shopping. “A Gazit já fez um grande investimento no Brasil, com foco em São Paulo. Em Guarulhos, no entanto, fizemos a maior aquisição da história da empresa com o Internacional, que já recebeu um investimento superior a 1 bilhão de reais”. Ainda segundo Cazelato, o projeto agora é transformar o shopping em um complexo multiuso, com serviços de hotelaria, saúde e educação.

O executivo da Polo Wear, marca que já possui cinco lojas em Guarulhos, e do outlet Só Marcas, Roberto Restum, aprovou a ideia de reunir os empresários. “A transparência é algo muito importante no atual momento que vivemos. Fomos bem acolhidos em uma cidade que realmente é muito importante, uma vitrine do Brasil que tem uma pujança grande. Já pensamos em uma ampliação”, afirmou, antes de revelar que a Nike Factory Store, que chega ao Só Marcas neste mês, deve se tornar referência no comércio da marca esportiva no país em um ou dois anos.

O executivo da área de expansão da Rede D`Or São Luiz, Diego Menezes, reafirmou o sentimento positivo dos empresários presentes. “Guarulhos é uma das maiores cidades do país e a expectativa é de gerar três mil empregos”. O hospital São Luiz, que chega a Guarulhos, deve estar pronto para atender a população com 400 leitos em aproximadamente 30 meses.

O evento, que também aconteceu para que demandas e sugestões dos empresários fossem registradas pela Prefeitura, agradou o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), William Paneque. “Essa é a tônica desta gestão, ouvir o empresário e trabalhar para criar um ambiente estável, sem burocracia, para que eles possam fazer o que fazem de melhor, que é empreender”, disse.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Taiar, acompanhou o encontro para ouvir demandas dos empresários. Também estiveram representadas no evento a Latam, que trará uma parte significativa do centro de treinamento para a cidade, o que deve aumentar a taxa de ocupação dos hotéis, a American Airlines, que já opera o hangar de manutenção de aeronaves (o primeiro fora dos EUA), o grupo MGB, do Giga Atacado, Higie Topp, outlet Smart, Riachuelo, GLP, Enersysten, Pet Society, Mirandinha, JKS, Doremus, Schutz Vasitex e Mobensani.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG