EPG Celso Furtado promove plantio de árvores nativas com alunos

Terça, 18 de Junho de 2019 - 18:23

Sensibilizar e envolver a comunidade escolar, tendo como foco a preservação e o reflorestamento urbano. Esses foram os objetivos do projeto "Sustentabilidade, adquirindo valores para mudar o mundo", desenvolvido pela EPG Celso Furtado, na região do Bonsucesso. A ação, que aconteceu nos dias 17 e 18 de junho, contou com o plantio de 12 árvores nativas da Mata Atlântica no entorno da escola, visando à melhoria e o cuidado com o meio ambiente no dia a dia dos alunos.

“O projeto sobre sustentabilidade acontece durante todo ano, com diversas ações de conscientização, como a coleta seletiva e reciclagem que movimenta toda escola, funcionários, alunos e familiares. Neste ano, nós estruturamos ainda mais o projeto, a fim de promover atividades como essa, incluindo o plantio no encerrando desse semestre”, explicou a coordenadora pedagógica, Letícia da Silva.

O projeto contou com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente para o plantio de cinco ipês-roxo e sete dedaleiros. Ao todo, 42 turmas participaram da ação, quando conheceram sobre as espécies plantadas e também conscientizaram os moradores vizinhos à escola para contribuir com a manutenção das árvores que são geradoras de oxigênio, sombra e beleza.

“Hoje eu quero plantar um dedaleiro, ela é uma árvore que não é muito grande. A outra turma plantou o Ipê-roxo que também é muito bonita”, vibrou o aluno do 5º ano, Breno André Dias, 11 anos.

Para os educadores ambientais, Marcia Pinto e Luciano Franco, abordar o desenvolvimento da semente até que ela se transforme em árvorer ajuda na preservação das florestas e da biodiversidade de forma geral, além de melhorar a qualidade de vida dos seres humanos.

“Muitas vezes, a semente demora a germinar: para que haja a quebra da dormência de algumas delas, é necessário colocá-las na geladeira; outras, na água, ralar, ou até mesmo colocar no fogo. Cada uma passa por um processo, e essa espera serve de aprendizado para os alunos. Nós estamos muito felizes com a resposta desse projeto. Ver a interatividade das crianças nos deixa cheios de gratidão”, agradeceu Marcia Pinto.

Coleta Seletiva

A unidade escolar conta ainda com ação permanente de coleta de lixo selecionado na residência dos alunos e funcionários, e devidamente separados e encaminhados para a empresa que faz a destinação correta para reciclagem.

Cada sala participa levando o lixo reciclável para escola, que na sequência é pesado, acontecendo uma divertida competição de qual sala deu sua maior contribuição. “Eu e minha vó encontramos muito lixo e recolhemos para trazer para escola, ajudando a não poluir a natureza. Todos da minha sala também participam bastante, por isso que já são dois anos ganhando”, contou a aluna Nicolly Xavier Fernandes, 10 anos.

A professora do 5º ano, Silvia Bernardo, já conseguiu atingir uma tonelada de lixo reciclável até o momento com sua turma. “Nosso objetivo é que os alunos sejam multiplicadores de boas ações, levando a mensagem para fora escola, para comunidade como todo, além de trazer o lixo, que eles saibam como reutilizar e como lidar com o consumismo”, explicou a professora.