Escola da Prefeitura promove oficina de artes com professores

Quarta, 11 de Abril de 2018 - 17:51

Nesta quinta-feira (11), cerca de 30 professores participaram da formação pedagógica “Pintar, criar e aprender”, na Escola da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Siqueira Bueno, no Jardim Vila Galvão. Ministrada pela professora Ivete Raffa, a oficina de artes abordou técnicas e tipos de tintas e pinturas que podem ser usadas pelas crianças em diferentes etapas escolares.

Consultora pedagógica e autora de livros, Ivete Raffar explicou as quatro linguagens da arte: música, teatro, dança e artes visuais. “O teatro é a arte da representação; a dança, do movimento; a música, dos sons; e as artes visuais, da transformação. Podemos adaptar nossos recursos, reaproveitando materiais em sala de aula por meio da criatividade”, destacou a professora, apresentando exemplos de atividades artísticas que podem ser facilmente aplicadas, como a reutilização de tampas de caixas de pizza, com as quais é possível se fazer telas para pintura.

Participaram da capacitação professores da EPG, da Escola Estadual Capitão Alberto Mendes Júnior e dos colégios Carlos Roberto Romão e Gomes Romão. Após o curso, os participantes receberam um certificado e um manual artístico para professores. A oficina foi organizada pela gestão da EPG, por intermédio do convite feito pela professora de artes, Rosimar Virginia Mioto Casciano.

Ivete Raffa

É autora dos livros “Casinha de abelha”, pela Editora Paulus, “Fazendo Arte com os Mestres I, II e II” e “Reciclando com Arte”, pela Editora Escolar. Atualmente, é co-autora do Manual para Educadores, pela Tintas Acrilex, e consultora de criação de produtos de festas, pela Novaprint e Giracor.