Escolha de conselheiros é uma das pautas do Fórum de Cultura deste sábado

Quinta, 09 de Julho de 2020 - 21:00

As eleições para vagas no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) são uma das pautas que serão abordadas no Fórum de Cultura que acontece neste sábado (11), às 14h. O encontro é aberto aos interessados em geral e têm direito a voto todos os participantes. A atividade acontece via chamada de vídeo do Google Meet. Para participar acesse https://meet.google.com/kjs-zcww-dgz.

Serão escolhidos seis novos conselheiros para suplentes das cadeiras: Artes Cênicas; Livro e Literatura; Artes Visuais e Artesanato; Associações Culturais; Música; e Audiovisual. No caso de Artes Cênicas, há vaga também para titular. As demais cadeiras, completas nos cargos de titulares e suplentes, são Hip Hop, Cultura Popular e Patrimônio Histórico.

A eleição

A eleição dos suplentes será realizada no segundo momento do encontro, quando os participantes já tiverem escolhido uma das nove salas de videochamada, de acordo com a linguagem artística de seu interesse. A pauta dos debates setoriais também prevê a discussão de temas específicos de cada linguagem.

No início do Fórum de Cultura todos os participantes estarão na mesma sala e participarão de um diálogo sobre o Plano Municipal de Cultura (PMC), aprovado pela Câmara Municipal no último dia 2, e a lei federal Aldir Blanc, sancionada em 29 de junho.

Darlan Cavalcanti, presidente do CMPC e representante do poder público, esclarece que o conselho é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo que, no âmbito da Secretaria de Cultura, institucionaliza a relação entre a administração pública e os setores da sociedade civil vinculados à cultura. “É importante que se candidatem ao conselho pessoas vinculadas às linguagens que desejam representar, mas principalmente que sejam pessoas interessadas em dialogar sobre as políticas culturais da cidade, além de acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura que acaba de ser aprovado na Câmara”.

Para Elvis Roberto Silva, vice-presidente do CMPC e representante da sociedade civil, o encontro do Fórum de Cultura deste sábado apresenta uma pauta bastante robusta de temas de grande interesse para a classe artística, como a sanção da Lei Aldir Blanc e a aprovação do PMC.

“Não podemos negar os problemas de acesso presentes na cidade, que é mais um ponto a ser debatido. Acredito que a discussão abordará o modo como o auxílio emergencial vai auxiliar os artistas e como chegará a todos sem exceção. Com relação ao PMC, é importante observar que, apesar de ter levado dez anos de luta para sua concretização, o fato é que ela aconteceu, e isso reforça a união, a participação e o empenho do conselho para fazer acontecer”, comemora Silva.

O vice-presidente enfatiza ainda que o desafio que se impõe neste momento é colocar as ações e metas do PMC em prática, o que exige dos membros do conselho fiscalização e acompanhamento para garantir que a sociedade civil esteja envolvida no debate.

Conselho Municipal de Políticas Culturais

O Conselho Municipal de Políticas Culturais foi criado pela lei 6.541/2009 como um órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo que, no âmbito da Secretaria de Cultura, institucionaliza a relação entre a administração pública e os setores da sociedade civil vinculados à cultura, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura.

A atual gestão (2019/2021) foi eleita em setembro de 2019, na VI Conferência Municipal de Cultura.

Fotos: Divulgação/PMG