Exposições são ótima opção para quem vai curtir as férias em Guarulhos

Quinta, 02 de Janeiro de 2020 - 16:42

Para quem trocou os destinos agitados por descanso e decidiu ficar na cidade durante as férias de janeiro, a Prefeitura de Guarulhos oferece uma série de exposições nesse período com grande variedade de temas. Todas as mostras são gratuitas e acontecem em diferentes espaços públicos e regiões do município. 

Em meio à diversidade temática, é possível encontrar trabalhos que tratam do reconhecimento e valorização dos patrimônios históricos da cidade, da relação de trabalho de homens e mulheres nas olarias e passam pela memória dos antepassados indígenas, pela tradição musical e religiosa e pelo empoderamento feminino.

Até o próximo domingo (5) a Estação Aeroporto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) exibe duas exposições: Iconografia Guarulhense e Gu-Aru-Abo – Antepassados. Na primeira, o visitante encontra fotografias icônicas de patrimônios da cidade, como a antiga Estação de Recalque, no Lago de Vila Galvão, a Capela de São João Batista dos Morros, o Sanatório Padre Bento, a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso e o Colégio Conselheiro Crispiniano, entre outras.

Já Gu-Aru-Abo – Antepassados reúne obras do artista plástico guarulhense Marcos Paulo Feliciano, o Pato, que reverenciam a população indígena com cores, formas e luz, captando e traduzindo sentimentos e emoções. É possível visitar ambas as exposições diariamente, das 4h40 às 0h. A Estação Aeroporto da CPTM fica na avenida Marginal do Rio Baquirivu, 3.300, no Parque Cecap.

Até 12 de janeiro o salão de exposições do Adamastor Centro recebe a Exposição 1MULHERporM², uma celebração ao universo feminino por meio do trabalho de 35 artistas de diferentes gerações. Sob curadoria de Lucrécia Couso, a exposição aborda a relação da mulher com as mães, a família, momentos de descontração de artistas brasileiros sob o olhar de uma sensível fotógrafa, com releituras de mulheres ícones da nossa cultura. O espaço fica aberto para visitação diariamente das 9h às 22h, exceto feriados. O Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso é o nome da exposição que fica em exibição até o dia 19 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 14h às 19h, no Centro de Cultura Popular Carpição. A exposição é composta por uma coleção de imagens registradas pelo fotógrafo Alexandre de Paulo durante a 262ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso. As fotos em preto e branco mostram a relação de homens e mulheres em momentos de fé e devoção.

Até o dia 31 de janeiro, quem passar pelo centro da cidade também terá a oportunidade de visitar a exposição A Biblioteca e seus 79 Anos, coleção com 37 imagens que contam a história da Biblioteca Monteiro Lobato, a mais antiga da cidade. A exposição é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. A biblioteca fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.

Olarias, conjunto de 29 imagens documentais do fotógrafo João Machado, fica em exibição até 27 de março, das 9h às 18h, na Casa Amarela, que fica na Praça IV Centenário, Centro. A mostra retrata o dia a dia de trabalhadores, homens e mulheres, em olarias na periferia de Guarulhos. 

Novas exposições

Sob curadoria de Sylvia Jardim, Luiz Gonzaga, na Eternidade dos 30 relembra três décadas da partida do rei do baião, e setenta anos da gravação do primeiro forró, o Forró de Mané Vitor, de autoria de Gonzaga e Zé Dantas. A exposição remete à literatura de cordel, traz partituras, discos, livros, revistas e fotos do acervo do Instituto Memória Brasil, e fica em exibição no Salão de Exposições do Adamastor Centro do dia 17 de janeiro a 1º de março, diariamente das 9h às 22h.

A partir do dia 30 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 14h às 19h, o Centro de Cultura Popular Carpição apresenta o Memorial da Carpição, mostra composta por textos, imagens, maquete, oratório e adereços, que objetiva a propagação permanente de informações históricas da região, da tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso e da Festa da Carpição. O Centro de Cultura Popular Carpição fica na rua Catarina Maria de Jesus, s/nº, Bonsucesso.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Crédito das imagens

79 anos da Biblioteca Monteiro Lobato - Carla Maio
Devotos - Alexandre de Paulo
Olarias - João Machado