Fachada do CEU Continental homenageia Guarulhos

Sexta, 18 de Dezembro de 2020 - 14:43

Quem passa em frente ao CEU Continental logo se deslumbra com a nova pintura da fachada da unidade. Com 360 metros quadrados, a arte, localizada na avenida Maria Gebin de Morais, 867, Parque Continental II, mostra a bandeira da cidade de Guarulhos, que pode ser vista de longe.

O painel, marcado como ponto de referência do CEU, apresenta detalhes criativos da bandeira em formato de quebra-cabeça, reforçando o sentimento de pertencimento e identidade, além de valorizar o trabalho dos artistas da cidade.

O mural foi feito pelos grafiteiros guarulhenses João Paulo dos Santos Rodrigues, conhecido como JotaPe, e Reginaldo Severino da Silva, o Kici. Com 22 anos na área de comunicação visual, JotaPe realizou diversos trabalhos e exposições em Guarulhos. “Estamos fazendo uma pesquisa para saber se a nossa bandeira se enquadra como a maior bandeira pintada à mão para o Guinness Book. Hoje, a maior bandeira hasteada do mundo é brasileira e foi costurada, medindo 286 metros quadrados (hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília)”, destaca JotaPe, que utilizou na obra as técnicas de tinta para piso e tinta em spray.

A arte urbana toma conta de outros espaços do CEU Continental, principalmente nos corredores do espaço, com ilustrações abstratas e aquarelas com silhuetas de pessoas praticando modalidades esportivas oferecidas nos CEUs.

“Esse espaço é da escola e da comunidade. Não vejo a hora de, terminado o período de pandemia, ver as pessoas frequentando esse espaço novamente. Eu quero chegar aqui e ver as crianças aproveitando muito esse lugar, todos nós estamos nessa expectativa”, ressalta Luciana Morais de Paula, coordenadora de centro educacional, fechado desde o mês de março.

Espaços do CEU

O público vai poder aproveitar o espaço desde a entrada e usufruir diversas opções de lazer que a unidade oferece. Dentre elas, quadra com arquibancada e rede de proteção, espaço kids e brinquedos, sala de idiomas com lousa digital, salas multiuso, anfiteatro, duas piscinas, infantil e semiolímpica com a pintura nas normas da ABNT e com o diferencial de ser a única da cidade com acessibilidade.

O CEU Continental é ecologicamente correto e moderno, com painel solar que recebe energia e aquece todos os chuveiros do complexo, incluindo o dos vestiários e da escola. Na jardinagem, o teto verde automatizado inibe o calor. São aproximadamente vinte espécies plantadas, como cereja, amora, pitanga, laranja e limão, e na frente foram plantadas as murtas. “A ideia é que as crianças possam cultivar e consumir saladas e inúmeras variedades de folhas ou fazer um suco com a laranja do nosso próprio espaço, sem falar da beleza do paisagismo”, explica Luciana Morais de Paula.

O equipamento educacional conta com instalações de câmeras de segurança, grades e rádios comunicadores visando a dar maior segurança para o prédio. Além disso, há uma secretaria adequada, com vidros, dry wall e banquetas para atendimento dos munícipes, rampas de acesso feito de cimento queimado com resina, identificações dos espaços com placas informativas e adesivos e uma cozinha completa para os funcionários do espaço. Atualmente está sendo construída uma pista de caminhada na lateral do complexo.

Patrono do CEU

O Professor Doutor José Ribamar Matos da Silva foi ex-presidente da Câmara Municipal de Guarulhos nos anos de 1987 e 1988. Ingressou na vida pública em 1948 como vereador de Guarulhos por vários mandatos, e atuava como advogado e professor de Direito. Ribamar, como era conhecido na cidade, também era comunicador. Foi proprietário e jornalista responsável pelo primeiro jornal diário da cidade, o Diário de Guarulhos, além de investir no rádio. Faleceu aos 89 anos, no dia 16 de novembro de 2012.

Para saber mais informações sobre o CEU Continental entre em contato com a equipe pelos telefones (11) 2086-1002 / 9686-09478 ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/groups/217677002730236.

Fotos: Camila Rhodes/PMG