Falsos fiscais fazem ameaças em nome da Vigilância Sanitária Municipal

Quarta, 19 de Fevereiro de 2020 - 14:57

A Secretaria de Saúde de Guarulhos alerta que falsos fiscais estão se passando por agentes da Vigilância Sanitária Municipal para ameaçar proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade. Por meio de telefonemas, eles advertem que mandarão interditar os locais, possivelmente com o intuito de exigir algo em troca. Por isso, a Prefeitura de Guarulhos esclarece que em nenhum momento as autoridades sanitárias realizam contato telefônico com pessoas que já foram alvo de fiscalizações pelo órgão.

A ação dos falsos fiscais teve início em agosto do ano passado, quando foi lavrado um boletim de ocorrência no 8º Distrito Policial de Guarulhos, onde o caso está sob investigação. Como o fato voltou a ocorrer neste ano, a Secretaria de Saúde está alertando os contribuintes sobre o golpe, que já foi aplicado com diferentes números de telefone: (11) 96713-0954, (11) 96269-2319 e (11) 96127-2408.

A Pasta esclarece ainda que as inspeções pelos agentes de fiscalização da Vigilância Sanitária são realizadas de forma presencial, com funcionários identificados por crachás da Prefeitura, somente nas seguintes situações: ao solicitar alvará sanitário através de processo administrativo ou por meio de denúncias, que podem ser feitas pelo Ministério Público, por conselhos de classe e pela Ouvidoria da Saúde.

Vale lembrar ainda que a Vigilância Sanitária não realiza agendamento de inspeção e nem tampouco solicita qualquer documento por telefone ou e-mail. Pelo contrário, na falta de algum apontamento no processo administrativo, este órgão do poder público encaminha carta com papel timbrado da Prefeitura pelo correio. Em caso de dúvida, a população pode consultar a lista das autoridades sanitárias do município, disponível acessando o link Saúde neste site, depois Vigilância em Saúde e, por fim, Vigilância Sanitária.

Fotos: Márcio Lino/PMG