Farmacêuticos vão às ruas para falar do uso racional de medicamentos

Quinta, 02 de Maio de 2019 - 19:51

Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – celebrado no próximo domingo, dia 5 – na próxima semana, farmacêuticos da rede municipal de Saúde vão instalar tendas nas quatro regiões da cidade para levar orientações à população sobre a utilização correta de medicamentos, bem como sobre o descarte adequado desses, o que, a partir de agora, pode ser feito diretamente nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ação, contará com a participação de mais de 20 profissionais.

Os farmacêuticos falarão das interações medicamentosas e alertarão que muitos itens adquiridos nas farmácias são considerados inofensivos pela maioria das pessoas, porém possuem substâncias químicas e, quando descartados no lixo comum, na pia ou vaso sanitário, contaminam o meio ambiente e prejudicam a saúde.

Além de abordarem questões sobre o uso racional de medicamentos, com foco em antibióticos e no descarte dos produtos, os farmacêuticos também farão a divulgação dos grupos de controle de tabagismo que acontecem nas UBS, onde o tratamento é totalmente gratuito.

A ação da Prefeitura visa aproximar ainda mais da população aos farmacêuticos, profissionais da saúde especialista em medicamentos presentes nas farmácias e capacitados a alertar a população sobre os riscos da utilização inadequada de medicamentos, hábito que pode prejudicar a saúde e até levar à morte.

“Queremos chamar a atenção também para o descarte irregular, pois os sistemas de tratamento de esgoto não conseguem eliminar por completo as substâncias químicas desses produtos. Com o passar do tempo, elas causam problemas irreversíveis ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde das pessoas” destacou Giselle Bartelotti Nunes, coordenadora da Assistência Farmacêutica do Município.

Pesquisa

Recentemente o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma pesquisa apontando que a automedicação é um hábito comum para a maioria dos brasileiros, sendo que quase metade dos entrevistados afirmou que o faz ao menos uma vez por mês. Outro dado revelado pela pesquisa é que mais de 50% dos entrevistados, especialmente homens e jovens de 16 a 24 anos, não usam o medicamento conforme o prescrito, alterando inclusive a dose receitada.

Entre o público feminino, a pesquisa verificou que mais da metade das entrevistadas faziam uso de medicamentos sem prescrição pelo menos uma vez ao mês, tendo familiares, amigos e vizinhos citados como influenciadores na escolha. Apontou ainda que mais de 70% dos entrevistados indicaram maneiras inadequadas para descarte de medicamentos vencidos e sobras, sendo o lixo comum o mais usado para o descarte.

Serviço:

A ação da Semana do Uso Racional de Medicamentos em Guarulhos será realizada sempre das 10h às 15h. Na segunda-feira (6), os farmacêuticos estarão na Praça Oito de Dezembro (Taboão); na terça (7), no Supermercado Nagumo (avenida Jurema nº 1.065, no Parque Jurema); na quinta (9), na Praça Marcial Lourenço Seródio  (próximo ao Terminal de Ônibus São João); finalizando na sexta-feira (10)  no Bosque Maia (avenida Paulo Faccini, s/n°, no Jardim Maia).