Feira da Economia Solidária empodera mulheres e colabora para a geração de renda

Sexta, 08 de Março de 2019 - 16:30

A Prefeitura de Guarulhos recebe permanentemente inscrições de artesãos que desejam comercializar seus produtos na Feira da Economia Solidária, programa da Secretaria do Trabalho que possibilita a exposição de trabalhos manuais, com o objetivo de incentivar a geração de renda e inclusão social.

Na feira são comerciados diversos produtos feito à mão - os chamados produtos artesanais. A técnica é considerada por alguns como mera distração, enquanto para outros pode auxiliar no tratamento de doenças. O artesanato foi fundamental para o tratamento de Mercedes Borbola, de 60 anos, diagnosticada com depressão em 2010. O amor pelo crochê a levou ao programa e hoje ela está entre os expositores da Feira da Economia Solidária.

“Quando me convidaram para participar da primeira feira ainda estava bastante doente, então fiquei com muito medo. Mas fui conhecendo pessoas e criando vínculos, o que me ajudou a continuar”, recorda.

Mercedes se lembra dos momentos em que a doença a paralisava, tirava sua vontade de viver e, hoje, comemora sua recuperação. “Tenho consciência de que ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas busco forças no meu trabalho. Não há nada que a minha agulha e linha não ajudem a resolver. A Economia Solidária tem me ajudado muito. Busco apresentar sempre o melhor para os meus clientes e isso ocupa a minha cabeça”, explica.

Com o trabalho ela também diminuiu a quantidade de remédio consumido no período noturno, já que segundo ela, o cansaço do dia a dia, fruto da produção das encomendas que recebe diariamente nas feiras, dos estudos para sempre estar atualizada, são o bastante para garantir uma boa noite de sono. “Não é um sono ideal, reparador, mas é um sono natural. Acordo bem no outro dia. Tive muitas melhoras depois que o artesanato entrou de verdade na minha vida, só tenho a agradecer à Prefeitura por essa oportunidade”, ressalta.

A evolução de Mercedes é percebida também dentro de casa pelo seu filho mais novo, Renan Basante, de 25 anos. “Depois que ela começou a participarda feira está mais feliz, mais ativa, rindo e brincando. Lá ela fez amizades, conheceu pessoas com histórias distintas, o que fez com que ela se sentisse confortável. Esse é um momento especial na vida dela e tento incentivar o máximo que posso”, afirma o Basante.

A artesã Maria Tereza Raimundo, mais conhecida na Feira como Teka, de 58 anos, uma das novas amigas de Mercedes, também sofre com a depressão há muitos anos. “Eu e a Mercedes estamos juntas nesta luta já há um ano, quando nos conhecemos. A nossa vida não é fácil, mas estamos juntas. Nós nos ajudamos o tempo inteiro” afirma.

Há alguns anos Teka comercializava produtos em crochê. Porém, no começo deste ano, recebeu de uma das responsáveis pela feira o desafio de produzir peças e acessórios feitos de cápsulas de café recicladas e aceitou. Desde então vem se dedicando na produção e inovação das peças. Teka comemora o fato de que está melhorando constantemente e revela que esse é o poder do artesanato na sua vida.

“Ele consegue te tirar daquele lugar ruim e te levar para um lugar bem melhor. É uma benção poder trabalhar com o que eu gosto. Quando estamos criando não conseguimos pensar em outras coisas, apenas no nosso projeto” explica Teka.

Segundo a terapeuta ocupacional do TEAR (serviço da rede de atenção psicossocial do município de Guarulhos), Denise Castanho Antunes, para ser considerada uma terapia é necessário que haja um profissional acompanhando a evolução da atividade. Porém, não descarta o poder do artesanato em auxiliar o tratamento e a prevenção da depressão. "Geralmente as pessoas com depressão tem um rebaixamento de vontade de agir. Então, o fato da pessoa estar envolvida com uma atividade colabora para saída desse quadro e faz com que a ela se coloque mais ativa no mundo", afirma.

Feira da Economia Solidária

Atualmente, a Feira da Economia Solidária conta com 55 artesãos ativos. Destes, 42 são mulheres. No ano de 2018 foram realizadas cerca de 350 feiras divididas em 14 pontos da cidade de Guarulhos.

Para se inscrever e ter a oportunidade de comercializar seu artesanato na Feira da Economia Solidária é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal do Trabalho pelo telefone 2475-9742 ou pessoalmente na Av. Monteiro Lobato, 734 - Anexo - térreo e 1º andar – Macedo.

Imagens: Sidnei Barros/PMG