Feira de troca de mudas e sementes integra a programação do 3º Fórum Lixo Zero

Quinta, 23 de Maio de 2019 - 18:19

Sementes e mudas de todo os tipos de plantas, desde pequenas ornamentais, comestíveis e até de árvores, poderão ser trocadas neste sábado (25), entre 11h e 13h, na feira de troca de mudas e sementes, uma das atrações do 3º Fórum Lixo Zero, no Adamastor Centro (av. Monteiro Lobato, 734).

As trocas serão organizadas por Rogério da Paixão do Coletivo PermaGuaru, que dará dicas sobre como quebrar a dormência das sementes e ainda sobre plantas comestíveis não tradicionais, conhecidas como PANC.

No mesmo espaço, um stand com diversos vasos para plantas feitos a partir do reaproveitamento de objetos como sapatos, bolsas e embalagens diversas, poderá ser visitado por quem deseja usar a criatividade, decorar a casa, economizar e ainda contribuir com a diminuição da geração de lixo.

Outras atrações do segundo dia do fórum realizado pela Prefeitura de Guarulhos são o projeto Aquecer e Proteger Reciclando, que transforma o tecido de guarda-chuvas quebrados em sacos de dormir impermeáveis, stand de produtos veganos, além de bate-papos sobre cultivo de hortas caseiras, consumo consciente e compostagem em caixas.

O 3º Fórum Lixo Zero começa nesta sexta-feira (24). A entrada é gratuita, porém quem quiser participar dos bate-papos precisa se inscrever através do link: //lixozero.guarulhos.sp.gov.br/conteudo/forum-municipal-lixo-zero-guarulhos. Quem quiser colaborar com o Aquecer e Proteger Reciclando, pode fazer doação de guarda-chuvas direto no stand.

Confira a programação do 3º Fórum Lixo Zero:

Dia 24 - Sexta-feira

•             Guardiões de Orquídeas

•             Programas de Formação Permanente em Educação Ambiental

•             Ambienta Saúde - Resíduos

•             TEAR a caminho do Lixo Zero: sensibilização e educação ambiental como estratégias transformadoras

•             Pesquisa USP- Ação e mapeamento socioambiental participativo para gestão de resíduos no Novo Recreio, Guarulhos

•             Desenvolvimento Sustentável a partir da Horta Comunitária da UBS Nova Bonsucesso

Sábado, dia 25

9h - PAINEL COMPOSTAGEM E HORTAS URBANAS

•             Cultive a Horta

•             Canteiros Agrostológicos com adubação de compostagem feita de dejetos do Hospital Veterinário /  UNG

•             Compostagem em Caixas

•             Método Lages de Compostagem em comunidades da Vila Nova Bonsucesso

10h - BATE PAPO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA COMPOSTAGEM URBANA COM GUILHERME TURRI

11h - OFICINA DE COMPOSTAGEM

12h - 7ª FEIRA DE TROCAS DE MUDAS E SEMENTES

DIAS 24 E 25 DE MAIO - DURANTE O EVENTO

Feira de Boas Práticas

Espaço Criança: Brincadeiras e jogos educativos (participação especial das equipes de Educação Ambiental do Viveiro Educador do Bosque Maia - Secretaria de Meio Ambiente e da Sabesp).