Festival Arrastão Cultural apresenta programa ao vivo com música, poesia e entrevistas

Terça, 19 de Janeiro de 2021 - 10:53

Com o objetivo de propagar e expandir a arte local contemporânea, a 9ª edição do Festival Arrastão Cultural apresenta programa ao vivo com música, poesia e entrevistas, uma série de cinco programas com bandas, artistas e poetas de Guarulhos. O primeiro episódio, que estreia no dia 30 de janeiro, às 16h, conta com a participação do músico e compositor Gabriel Peri e do poeta, slammer e ativista cultural Adams Pontes. Até maio, os episódios vão ao ar no último sábado do mês, sempre às 16h, e serão veiculados pelas redes sociais do coletivo no Instagram, YouTube e Facebook. A iniciativa está sendo realizada com o edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura), por meio de recursos federais da Lei Aldir Blanc. 

 

O festival cria uma fusão entre música e poesia e, por isso, cada episódio conta com a participação de um músico ou banda e um poeta. A mediação e entrevista dos convidados ficará por conta da jornalista cultural Elís Lucas. Para incentivar a arte local, a curadoria da 9ª edição do Festival Arrastão Cultural convidou artistas genuinamente de Guarulhos e buscou referências em programas como Showlivre e Manos e Minas, ambos da TV Cultura.

 

“Este é o momento de experimentarmos novos caminhos para a produção dentro do universo digital, um mundo pouco explorado por produtores de eventos presenciais. Além disso, os programas que serão produzidos nesse contexto serão de suma importância para Guarulhos, pois a partir desses materiais a cidade terá um grande registro histórico e digital de uma geração de artistas locais”, explica o jornalista João Perreka, produtor e idealizador do Arrastão Cultural.

 

Os convidados do episódio de estreia

 

Gabriel Peri é formado em canto popular pela Etec de artes, lançou em agosto de 2019 seu primeiro single, Visitante, com videoclipe que alcançou mais de 100 mil visualizações em seu canal no YouTube, além dos lançamentos nos canais musicais MTV, Multishow, Music Box Brazil e BIS. Em seus últimos trabalhos, tem buscado misturar referências clássicas da MPB com o frescor da nova geração de músicos brasileiros.

 

Adams Pontes é nascido e criado na periferia de Guarulhos. Desde o ano de 2017 participou da fundação e criação do Sarau da Quebrada, espaço de propagação e apresentação das mais diversas formas de expressão da cultura e arte periférica. Frequentador das batalhas de rima, vem se apresentando nos espaços de “mic aberto” em batalhas de rima na cidade. Adam é semifinalista do Slam SP 2020 (torneio de poesia falada do Estado de São Paulo), do qual representou a cidade de Guarulhos pelo Slam do Prego.

 

Sobre o Arrastão Cultural

 

O projeto Arrastão Cultural nasceu em 2012 com o objetivo de divulgar e fomentar artistas de diversas linguagens, contemporâneos e independentes da cidade de Guarulhos. Em seus oito anos de existência, já produziu inúmeros festivais ao ar livre a partir da parceria com outros coletivos, com o poder público e entidades da iniciativa privada. O coletivo trabalha com profissionais de diversas áreas, dentre os quais jornalistas, técnicos de som, fotógrafos, designers, ativistas, produtores e pessoas engajadas em colaborar.

 

Em 2019 o Arrastão Cultural realizou uma edição especial do seu Festival no Sesc Guarulhos, e ao longo de dois dias de evento participaram cerca de 70 artistas guarulhenses de diversas linguagens.

 

Próximos episódios

 

27/02, às 16h – João Perreka e os Alambiques x Daisy Coelho

27/03, às 16h – Baobá e banda x Warley Noua

24/04, às 16h – KV x Thiago Loreto

29/05, às 16h – As Despejadas x André Bizorão

 

Serviço

 

9ª edição do Festival Arrastão Cultural

Episódio de estreia: sábado, 30 de janeiro, às 16h

Artistas convidados: Gabriel Peri e Adam Pontes

 

Evento online, veiculado pelas redes sociais:

 

Facebook: https://www.facebook.com/arrastaocultural/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCx908CeOcbekDRha9tOxfqg

Instagram: https://www.instagram.com/arrastaocultural/

 

Fotos: Divulgação/PMG