Festival Maromomi reúne artistas guarulhenses das mais variadas linguagens neste sábado

Quinta, 10 de Junho de 2021 - 16:32

A partir da 0h deste sábado (12) o Circo Marambio apresenta o Festival Maromomi, evento online e gratuito realizado em homenagem à cultura local e ao povo originário Maromomi, que habitou a cidade há mais de 500 anos. O festival será exibido pelo YouTube, no endereço https://bit.ly/3gwjjyr, e conta com apresentações, exposições e números de circo.

 

As atrações culturais do Festival Maromomi englobam apresentações de música, dança, feiras e exposições. Além das atrações tradicionais do circo como trapézio, malabarismo e acrobacia, a programação também reúne artistas das mais variadas linguagens, dentre os quais As Despejadas, Cia. Tribo, Cia. Teatral Eder Camargo, Circunflexo, Helo Vaka, Coletivo Kovill.co, Thiago Gelli, Gabriel Souza, Duo Dantas, Marcos Lira e muito mais. A ficha técnica de cada apresentação está disponível nas redes sociais do Circo Marambio.

 

O Festival Maromomi presta homenagem aos Guarus, etnia indígena que deu origem ao nome da cidade de Guarulhos, que ficou conhecida como Guarulhos e era chamada pelos portugueses de “gente andante”. Esse povo indígena que deu nome ao município é o responsável pela construção histórica do seu território.

 

Para mais informações sobre as atrações do Festival Maromomi siga as redes sociais do Circo Marambio no Facebook (https://www.facebook.com/CircoMarambio) e no Instagram (https://www.instagram.com/circo_marambio/).

 

Sobre o Circo Marambio

 

O Circo Marambio está enraizado na cidade há quase 20 anos. Ele foi criado pelos irmãos Marambio, a quarta geração de artistas circenses da família a seguir os passos de seus pais. A dupla já se apresentou em diversas companhias no Brasil e pelo mundo. Donos de uma intensa relação com a cidade de Guarulhos como educadores e profissionais da cultura, os Marambio fazem apresentações na cidade desde a década de 1990 e já possibilitaram que dezenas de jovens artistas oriundos da periferia se tornassem artistas circenses de sucesso.

 

Festival Maromomi

 

O Festival Maromomi é um projeto realizado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio de edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura). As gravações ocorreram no mês passado no picadeiro instalado no Jardim Ottawa, região de Cumbica.

 

O evento teve a programação definida através de inscrições online para seleção de elenco, realizadas em janeiro deste ano, e foi adaptado sem a presença do público devido à gravidade da pandemia de covid-19. O festival busca ainda provocar uma reflexão sobre os povos originários do território guarulhense e inspirou homenagens nas apresentações e exposições.

 

Além de artistas locais em números de música, dança, teatro, circo, artes visuais e cultura popular, o festival recebeu ainda representantes da aldeia multiétnica do Cabuçu e etnias inseridas no contexto urbano do município. Segundo relatos históricos, o povo Maromomi era itinerante e, por essa razão, se assemelha aos artistas e aos integrantes de circos.

 

Com sua estrutura volante e a abertura de seu picadeiro para outros segmentos das artes e da cultura, o circo torna-se um centro cultural ambulante que acolhe diferentes artistas da cidade e contempla diversos públicos. 

 

Serviço

 

Circo Marambio apresenta Festival Maromomi

Estreia: sábado, 12 de junho

Horário: a partir da 0h

Transmissão pelo Youtube: https://bit.ly/3gwjjyr

 

Fotos: Divulgação/PMG