Filhote de leão chega para ser protagonista do Zoológico de Guarulhos

Quarta, 12 de Agosto de 2020 - 10:45

Após meses de expectativa e muitos preparativos, o Zoológico de Guarulhos recebeu nesta terça-feira (11) um morador mais que especial. Madiba, filhote macho de leão de sete meses de idade e cerca de 45 kg saiu do Zoológico de São Paulo, chegou à cidade por volta das 9h30 e em seguida foi levado até sua nova casa, um recinto ambientado de 500 m² recentemente ampliado e reformado pela Prefeitura.

Cria de Erinde, vinda da do zoo de Gaia, na Holanda, e de Iduma, nascido no Lory Park Zoo, África do Sul, Madiba representa um passo a mais para o revigoramento genético da população cativa de leões, sendo, portanto, uma grande conquista na luta pela preservação da espécie, que figura na lista vermelha da União Internacional para Conservação na Natureza.

Como foi criado na mamadeira por ter sido rejeitado por Erinde, Madiba é bastante acostumado com a presença de humanos e chega a pedir carinho a quem se aproxima. Após circular pela nova casa, o felino se deitou na área próxima à parede de vidro pela qual era observado pelos veterinários e biólogos do parque. “A chegada de Madiba coincide com a realização de um sonho, que era a reforma e ampliação do recinto dos leões, que triplicou de tamanho. Foi uma pena que Nero e Maia (casal de leões que faleceu recentemente) não tenham tido tempo de aproveitar a nova casa, mas temos a certeza de que Madiba será muito feliz aqui. Estamos muito felizes e orgulhosos por podermos contribuir com a preservação dos leões e continuamos em tratativas junto a outros zoos para trazermos uma companhia para ele”, revela Fernanda Magalhães, diretora do Zoológico de Guarulhos.

Volta do Zoo

Com previsão de reabertura para 1º de setembro, o zoo terá muitas novidades para os visitantes. Além dos novos e ilustres moradores, dentre eles dois filhotes de onça-parda e a lobinha Glória, o parque está mais colorido com os belos grafites do artista guarulhense Elvis Mourão, banheiros reformados e também a nova casa das oncinhas e do leão que, como citado acima, está muito mais ampla, confortável e bonita.

Para mais informações sobre o Zoo de Guarulhos, acompanhe as páginas do parque no Instagram (@zooguarulhos) e no Facebook (Zoológico de Guarulhos).

Fotos: Márcio Lino/PMG