Filhotes de sagui ameaçados de extinção nascem no Zoológico de Guarulhos

Quinta, 10 de Outubro de 2019 - 18:33

Dois filhotes de sagui-da-serra escuros (Callithrix aurita), uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas de extinção em todo o planeta, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza, nasceram nesta quinta-feira (10) no Zoológico de Guarulhos. A presença dos bebês de sexo ainda indeterminado foi notada logo cedo e muito comemorada por toda a equipe do parque.

Desde 2009, ano em que o zoo de Guarulhos passou a integrar o Grupo Multi-institucional para a Conservação do Sagui-da-serra-escuro, 12 filhotes de três casais diferentes já nasceram vivos no local, o que conferiu ao parque municipal o posto de coordenador do studbook da espécie que gerencia toda a população em cativeiro no País, e o título de primeiro zoológico do Brasil a reproduzir com sucesso a Callithrix aurita.

O trabalho é coordenado pela médica veterinária do zoo e presidente da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), Claudia Igayara, que comentou a chegada dos filhotes. “Os nascimentos representam a consolidação do nosso trabalho pela conservação desta espécie que ocorre em nossa região e, por isso, são muito importantes. Estamos todos muitos felizes com o crescimento da família”, afirmou.

Recentemente, o recinto dos saguis-da-serra escuros no Zoológico de Guarulhos, que fica logo na entrada do parque, passou por uma grande reforma. O local foi ampliado de 12 para 28m2, ganhou um pequeno riacho com água corrente, muitos brinquedos e vegetação nativa da Mata Atlântica. Para ver os bebês, preste atenção nas costas dos adultos até encontrar os pequeninos, que têm pelagem mais clara que os demais.

Serviço

O Zoológico de Guarulhos fica na avenida Dona Glória Pagnoncelli, 344, Jardim Rosa de França. Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada e estacionamento gratuitos.

Fotos: Divulgação/PMG