Formação e atuação dos instrumentistas são tema do Papo de Plateia desta quarta-feira

Terça, 26 de Maio de 2020 - 16:37

O Papo de Plateia Live desta quarta-feira (27), às 20h, promete um encontro rico de informações atuais sobre a formação e atuação de instrumentistas de orquestra com convidados bastante especiais, os músicos Cláudio Cruz e Leonardo Martinelli. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura, o Papo de Plateia Live é transmitido pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g), no Facebook (https://www.facebook.com/ojmguarulhos/) e no Instagram (https://www.instagram.com/orquestra.em.casa/).

Um dos maiores violinistas do país, Cláudio Cruz é maestro da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. O compositor Leonardo Martinelli é professor e um dos convidados para compor uma das quatro obras em homenagem aos 460 anos da cidade de Guarulhos, comemorados neste ano. O encontro, mediado pelo maestro Emiliano Patarra, lança um olhar didático sobre a interpretação instrumental nos dias de hoje, tanto do ponto de vista da composição quanto em relação às habilidades necessárias para sua execução.

De modo a abranger o tema, o Papo de Plateia Live desta quarta-feira foi separado em dois momentos. Primeiro, o bate-papo com Leonardo Martinelli versará sobre a preparação do instrumentista, as lacunas de formação em músicos que estão na graduação e como se dá o contato com esses músicos depois de formados. Em um segundo momento, Cláudio Cruz abordará a didática de cada instrumento e seu trabalho de formação de instrumentistas, rotina de estudos e preparo para atuação em orquestras.

E para tornar o encontro ainda mais interessante, o Papo de Plateia destaca trechos de apresentações da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos com espetáculos de obras modernas do século XX, ilustrando características e diferenças instrumentais em suas execuções.

Os encontros

Marcado por grande descontração e compartilhamento de experiências, interação com os internautas e aperitivos musicais oferecidos durante o encontro, o Papo de Plateia Live tem convidado artistas ímpares desde que o programa teve início, em meados de abril. Além da participação dos músicos guarulhenses Leandro Isaac, Erick Venditte, Kléver Felício e o violeiro Seo Oliveira, o Papo de Plateia já contou com a presença dos músicos Sérgio Molina, Sidney Molina, Manuela Freua, Neymar Dias e Luís Otávio Santos, o especial do Dia das Mães com a musicista Gabriella Pace, a maestrina Natália Larangeira e a percussionista Marissa Pinheiro, além da dançarina e bailarina Aline Pascutti, violinista da ADDA Alicante, e o guarulhense Hélio Lima, coreógrafo e professor de dança. Na última semana o Papo de Plateia apresentou o tema Educação Musical e teve a participação de Vaneska Barros, professora de musicalização infantil do Conservatório de Guarulhos, e Pedro Paulo Sales, professor da Universidade de São Paulo.

O Papo de Plateia Live apresenta músicos de diferentes segmentos, que durante o debate contribuem com suas experiências e colaboram, desta forma, com a arte e a cultura nesse período de distanciamento social como forma de combate ao coronavírus.

Serviço

Papo de Plateia Live, com Cláudio Cruz e Leonardo Martinelli

Data: quarta-feira, 27 de maio

Horário: 20h

Acesso pelas redes sociais das Orquestras de Guarulhos:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g

Facebook: https://www.facebook.com/ojmguarulhos

Instagram: https://www.instagram.com/orquestra.em.casa/

Fotos: Divulgação/PMG