Formações destacam ações e projetos voltados à garantia da aprendizagem dos alunos

Sexta, 10 de Março de 2023 - 16:10

Com o objetivo de garantir práticas docentes baseadas na proposta de potencializar a aprendizagem dos alunos e a qualidade do processo de ensino, a Secretaria de Educação de Guarulhos tem promovido uma série de formações para a valorização e o desenvolvimento profissional dos professores.

 

As ações ecoam do artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, segundo o qual o ensino será ministrado com base na garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

 

Desde a realização do 1º Encontro de Educadores Mais Futuro no início de fevereiro, que reuniu mais de 8 mil profissionais no Internacional Eventos, as formações pontuais têm reverberado em inúmeros espaços e comunidades escolares, cada qual contribuindo decisivamente com a prática docente.

 

Para além dos encontros formativos, que dialogam com as práticas dos educadores, as publicações, revistas e orientações integram esse processo e devem ser objeto de leitura e debate nas horas-atividade nas escolas, ambiente fértil para reflexões sobre aspectos teóricos que embasam tais práticas.

 

Educa Mais

 

Professores que atuam no programa Educa Mais participaram de formação nessa semana no auditório da Secretaria de Educação. Conforme a portaria 238/2022, a iniciativa objetiva ampliar a permanência do educando na escola e garantir espaço de aprendizagem que atenda à sua necessidade por meio de oportunidades de ensino diversificado.

 

Para potencializar a atuação dos professores no programa, o encontro foi dividido em dois momentos. No início, a equipe técnica do Departamento de Tecnologia da Informação da Educação apresentou a plataforma do Educa Mais e abriu espaço para esclarecimentos de dúvidas sobre o preenchimento do formulário. Essa ferramenta permite que o educador insira informações sobre a frequência dos educandos, registro do trabalho desenvolvido, imagens de atividades realizadas (ainda não disponível), além das aprendizagens e dos saberes de comunicação e expressão e linguagem matemática.

 

No segundo momento do encontro os participantes permaneceram no minigrupo e vivenciaram algumas atividades a fim de refletir se as mesmas promovem ou não a apropriação do sistema de escrita.

 

Com o objetivo de ressignificar práticas, a equipe da Divisão de Formação promoveu análise de atividades que não dialogavam com o currículo escolar, tampouco promoviam a relação da criança com a escrita. Como alternativa, os participantes entraram em contato com práticas diferenciadas, que aproximam os educandos de vivências reais de produção de textos que circulam socialmente, como receitas e listas de supermercado, entre outros.

 

Atendimento Educacional Especializado

 

A condição visual das crianças do Atendimento Educacional Especializado (AEE) foi tema do encontro formativo com professores que atuam nesse segmento nas escolas da rede municipal na manhã de quarta-feira (8), no Adamastor.

 

Mediado pela equipe da Seção de Apoio Educacional da Secretaria de Educação, o encontro teve como objetivo ampliar o conhecimento desses profissionais sobre deficiência visual no que diz respeito ao diagnóstico de baixa visão dos alunos.

 

Esclarecimentos de dúvidas, desafios, diagnóstico, recomendações e orientações, instruções sobre tipos de lentes, materiais didáticos e recursos para melhorar a visão disponíveis nas escolas e as diferenças entre baixa visão leve, moderada e severa foram abordados nas discussões, que contaram com valiosas intervenções dos educadores a partir do compartilhamento de suas experiências no atendimento.

 

O encontro partiu ainda da compreensão de que educandos com deficiência visual e baixa visão possuem características e especificidades diferentes e, por isso, os professores devem conhecer suas histórias de vida, além de observá-los diariamente, a forma como usam o resíduo visual que possuem, sua postura na cadeira, postura da cabeça e a maneira como aproximam o material para enxergar.

 

Programa Leia 2023

 

Professores que atuam com as turmas do 1º e do 2º ano do ensino fundamental lotaram o teatro Adamastor nesta quinta-feira (9) durante a aula inaugural do programa Leia 2023. O encontro evidenciou a necessidade de fortalecimento de reflexões acerca do modo como as crianças aprendem, a importância da alfabetização na perspectiva do letramento e o uso efetivo da proposta curricular nas ações e no planejamento da escola.

 

Em 2023 as formações mensais do programa Leia acontecerão em dez polos regionais, organizados de modo a contemplar a proximidade entre as unidades escolares, com um número menor de cursistas e datas, e em horário de trabalho.

 

O encontro abordou metas do eixo comunicação e expressão no que diz respeito à produção textual dos alunos. Sob o ponto de vista do letramento, a alfabetização deve considerar os espaços de interlocução nos quais eles estão inseridos.

 

À luz da Base Nacional Comum Curricular, o objetivo do encontro é promover reflexões sobre o direito de aprendizagem em alfabetização para todos os alunos da rede municipal até o final do 2º ano.

 

“Recursos como as folhinhas impressas ou livros didáticos não alfabetizam; são vocês, professores, os sujeitos mais importantes do processo de alfabetização das crianças. As intervenções e mediações que vocês fazem junto às crianças, o questionamento e a interação entre professores e alunos e entre alunos são essenciais nesse processo, por isso, as formações para os profissionais focam a transformação de práticas”, observou Solange Turgante, diretora do Departamento de Orientações Pedagógicas.

 

Encontros formativos com estagiários do projeto Direito de Aprender, ação voltada aos estudantes do 3º, do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental durante o mês de janeiro, e as formações pontuais que ocorrem em datas específicas, como Abril Literário, Semana do Brincar, Agosto Indígena, entre outras, integram o processo formativo dos educadores, ações que impactam diretamente na aprendizagem dos alunos das escolas da Prefeitura de Guarulhos e instituições parceiras.

 

Fotos: Camila Rhodes/PMG