Fórum no Experimenta Educação vai debater o impacto das novas tecnologias no ensino

Segunda, 13 de Maio de 2019 - 18:32

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) de Guarulhos, o Experimenta Educação acontece neste final de semana, entre os dias 17 e 19, no Adamastor Centro, com destaque para o fórum de debates "Fórum Desafios Contemporâneos da Educação", que acontece no sábado (18), a partir das 9h. Entre os assuntos a serem discutidos estão Infraestrutura; conteúdo e métodos de ensino em processo de modernização; a possível desmotivação de professores e alunos; a violência no ambiente escolar e a elaboração de políticas públicas que aperfeiçoem a educação.

Realizado anualmente pela Prefeitura de Guarulhos, o Experimenta é um evento tecnológico e empreendedor no qual os participantes são chamados para abordar um tema de relevância para a sociedade sob a perspectiva da inovação tecnológica, de maneira a produzir soluções aplicáveis à gestão e prestação dos serviços públicos à população. Também há integração com o setor privado.

Nas discussões os especialistas irão abordar o desenvolvimento de novas tecnologias que fortaleçam as ferramentas de aprendizado e gestão, dando resposta aos diversos problemas observados na educação.

Fórum

A abertura do "Fórum Desafios Contemporâneos da Educação", no sábado, deverá contar com as presenças do secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, e do subsecretário da Educação, Fernando Moraes. Os debates serão mediados por representantes do Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos - CITIG e Instituto Federal Campus Guarulhos - IFSP.

A atividade será dividida em duas partes. O Painel 1 é o  “Educação, Tecnologia e Conhecimento” e terá entre os debatedores o diretor da Escola Municipal Manoel Bandeira, professor Rodrigo de Mendonça, a professora de Artes, Angela Consiglio e a professora de Educação Básica, Paula Teixeira.

Já o Painel 2, “Papel da Escola no Contexto em que toda a Informação está na Internet”, contará com as participações da professora de Educação Básica, Ana Paula Reis,  da gerente técnica de Educação Ambiental, Carolina Gilli, e da Coordenadora de Programas Educacionais,  Verônica Freires.

Além do fórum de debates, a programação do Experimenta conta com um hackathon (maratona tecnológica), concurso de startups Pitch4Gru e Scratch Day. Os temas abordados nas palestras irão subsidiar os desafios a serem solucionados pelos participantes do hackathon, que se inicia na manhã de sábado e terá duração de 24 horas.