Ganhadores do 15º Selo Ambiental recebem troféus em cerimônia no Adamastor

Terça, 18 de Junho de 2019 - 16:53

Nesta terça-feira (17), os 52 laureados pelo 15º Selo Ambiental de Guarulhos, convidados e autoridades, participaram da cerimônia de entrega de troféus realizada no teatro do Centro de Educação Adamastor, no Macedo. Realizado pela Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Câmara Municipal, a iniciativa busca valorizar ações e projetos de conscientização e preservação ambiental na cidade. Esta edição da premiação aconteceu em homenagem póstuma a Ramon Dueñas Nuñes, ex- servidor da Sema, ornitólogo e fotógrafo amador responsável pela descoberta e inclusão de 33 espécies de aves à lista oficial da fauna silvestre presente no município, documento atualizado em 2018.

Presente ao evento, o prefeito Guti falou sobre a criação da taxa de compensação ambiental pelas atividades do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica. “Do total de usuários do aeroporto, apenas cerca de 1,5% são guarulhenses, porém somos nós quem sofremos os impactos de tal atividade que é bastante poluente, principalmente nos momentos de pouso e decolagem das aeronaves. Sabemos que a presença de um aeroporto internacional ajuda o  progresso e o desenvolvimento de nossa cidade, porém é justo que haja alguma compensação, por parte das empresas, como já acontece em cidades como Paris, por exemplo”, disse Guti.

Compondo a mesa oficial, o Secretário de Meio Ambiente, Abdo Mazloum, agradeceu a presença de todos e a dedicação ao prêmio. "Quero agradecer aos presentes, aos inscritos na premiação, a todos os envolvidos na organização do evento, bem como ao apoio patrocinadores.  Este ano tivemos 67 inscrições, ano que vem tenho certeza que teremos 200", afirmou o secretário.

Todos os laureados nas categorias Iniciativa Cidadã (5 projetos); Iniciativa Científica (11 projetos); Iniciativa Institucional  (24 projetos); Iniciativa Institucional de Ensino Privado (6 projetos), e  Iniciativa Institucional de Ensino Público  (6 projetos) receberam trofeus elaborados em vidro reciclado e criados pelo Núcleo de Oficina de Trabalho (NOT), de Campinas (SP).

Também foram sorteados três tablets. Os ganhadores foram: ODEPA Proteção Animal, Colégio da Policia Militar de Guarulhos e Escola Helena Antipoff.

Confira no link todos os laureados pelo 15º Selo Ambiental de Guarulhos: http://bit.ly/2InwFwO