GCM amplia rondas escolares e reforça a segurança de estudantes e educadores

Terça, 11 de Abril de 2023 - 18:10

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos reforçou os serviços de ronda escolar nas 157 escolas municipais, além da permanência de agentes em pontos estratégicos para acompanhar o fluxo na entrada e saída das unidades. A medida foi tomada para ampliar a segurança de alunos, educadores e comunidade escolar, tranquilizar as famílias das crianças e tornar o horário de aprendizagem mais saudável e harmonioso a todos.

Nesta semana a ronda escolar passou a operar integrada ao sistema de monitoramento em tempo real por meio de 4 mil câmeras com ampla visão para os espaços internos e externos das escolas. O serviço é parte do Escola Mais Segura, programa lançado nesta segunda-feira (10) pelo prefeito Guti.

Na oportunidade foi anunciado também o processo para a aquisição de novas viaturas para a GCM e a contratação de mais 108 agentes classificados no último concurso, o que deve ocorrer a partir de maio. “Eles passarão pela escola de formação, na qual irão se capacitar e se preparar para irem às ruas e ajudar na proteção da sociedade”, ressaltou Guti.

O programa também amplia a comunicação direta com a GCM por meio da capacitação dos profissionais da educação, que serão treinados para acionar os guardas por meio do botão SOS Escola. “Com essas estratégias, o tempo-resposta para ocorrências relacionadas às escolas será muito rápido”, pontuou o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes.

Fotos: Divulgação/PMG