GCM inaugura posto da Patrulha Maria da Penha em Gopoúva nesta terça-feira

Segunda, 29 de Abril de 2019 - 17:22

Nesta terça-feira (30), às 9h, a Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM), inaugura o posto de Inspetoria de Patrulhamento e Ações Civis Maria da Penha. A unidade contará com o apoio de 31 GCMs e ficará situada na praça Antônio Nader, em Gopoúva.

A função básica da nova unidade será a de fazer o atendimento das vítimas que tenham  medida preventiva de urgência já decretada pelo Poder Judiciário. “O objetivo primordial é fiscalizar e monitorar as mulheres que já têm medida preventiva”, disse a gestora Darcy Maria Feitosa dos Santos.

Os guardas civis tiveram contato com outras experiências desenvolvidas em municípios da Grande São Paulo e também fizeram um curso de especialização no Ministério Público. “Para trabalhar com a violência contra a mulher é preciso entender todos os procedimentos e, principalmente, o que é situação de risco”, afirma Darcy.

A Patrulha Maria da Penha foi criada para fazer valer os direitos da lei que leva o mesmo nome. Em Guarulhos, esse destacamento iniciou seus trabalhos em agosto de 2018 e agora vai ganhar seu próprio posto.

COTIDIANO DE DOR

O cotidiano de dor dessas mulheres é destacado por Darcy. “As mulheres atendidas pela Patrulha têm um histórico muito triste de agressões. Nós queremos ajudá-las a dar a volta por cima, a recomeçar uma nova vida. O cenário é de desespero, muitas delas são vítimas por anos, sofrem agressões físicas e ameaças constantes. Algumas não podem mais trabalhar, outras para continuar vivas têm que sair da cidade com seus filhos, abandonar tudo”, salienta.

Diante desse cenário, a importância da Patrulha cresceu nos últimos meses e agora ganha uma importância ainda maior dentro da Guarda Civil Municipal com a criação de um posto de atendimento em Gopoúva.

Fotos: Sidnei Barros/PMG