Grito de Carnaval dos blocos marca início das festividades em Guarulhos

Segunda, 20 de Janeiro de 2020 - 11:10

O mês de fevereiro ainda não chegou, mas se depender da animação dos foliões que compareceram em peso ao Bosque Maia na tarde do último domingo (19), para prestigiar o primeiro grito do Carnaval de 2020, a festa promete ser ainda mais divertida do que nos anos anteriores. Organizado pela Uniblocos, o grito de Carnaval 2020 integra uma programação intensa de festividades tradicionais, esperadíssimas pelas famílias guarulhenses.

Zabumba, cuíca, reco-reco, pandeiro, caixa, repique e surdo. Em meio às apresentações de um bloquinho e outro, regadas a muito suor e energia contagiante dos músicos e foliões, o secretário de Cultura, Vitor Souza, enfatizou a importância da iniciativa da Uniblocos, que encontra na Prefeitura de Guarulhos o apoio necessário para garantir que a saída dos blocos pelas ruas da cidade ocorra de forma organizada e com a máxima segurança para as famílias.

“A festa que os blocos de rua realizam em Guarulhos transforma positivamente o cotidiano da cidade. Ela também aponta para uma nova forma de se fazer Carnaval quando une a sociedade civil e o poder público, garantindo, dessa forma, que o folião aproveite a festa ao máximo”, comemorou o secretário.

Cristiano de Sá, presidente da Uniblocos, falou sobre o perfil das pessoas que saem às ruas acompanhando os bloquinhos, um público formado, de acordo com ele, por pessoas de todas as idades. “Temos uma grande diversidade de blocos de rua que se dedicam a alegrar a cidade e que crescem a cada ano, não somente com foliões guarulhenses, que deixaram de ir para outras cidades para se divertir, mas também de pessoas de outras regiões, que já conhecem a fama da festa e vêm para Guarulhos se divertir”, vibra Cristiano.

O que vem por aí?

O grito de Carnaval dos blocos de rua deste domingo é a primeira de uma série de atividades e eventos oferecidos aos munícipes guarulhenses por meio da parceria da sociedade civil com a Prefeitura de Guarulhos.

O calendário dos blocos de rua, que começa no dia 8 de fevereirosábado, com o desfile do Bloco do Delega a partir das 12h, no Gopoúva, conta também com a animação do Bloco Peskakinada (9/2, 12h, Lago dos Patos); Piores do Ano (16/2, 12h, Cidade Seródio); Unidos dos Meus Ovos (29/2, 12h, Jardim Bela Vista); Fanfarrões (1/3, 12h, Vila Camargo); Jacaré de Teta (7/3, 12h, Parque Cecap); Bloco do Bem Dito (8/3, 12h, Vila Barros) e Minduca (14/3, 12h, Gopoúva).

Em meio às festividades, o Carnalago, que acontece entre os dias 21 e 25 de fevereiro no Complexo Cultural do Lago de Vila Galvão, reúne uma programação diversificada para garantir a diversão de crianças, jovens e adultos.

Outro evento esperadíssimo pelo público é o tradicional baile de Carnaval da Banda Lira de Guarulhos. Além das apresentações que acontecem no domingo e na segunda-feira, dias 23 e 24, às 15h, no Bosque Maia, os músicos da centenária banda ainda levam a festa para a Vila Galvão, na terça-feira de Carnaval, dia 25.

E para quem gosta de rock, a festa está garantida com o CarnaRock da Associação Cultural Rock Guarulhos, que em sua 4ª edição promete ainda mais surpresas para agitar a turma do “bate-cabeça”.

Os CEUs de Guarulhos também garantem animação para toda a família com o CarnaCeus e uma programação recheada de alegria e festa.

Para saber mais sobre o Carnaval em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/carnaval-2020.

Fotos: Sidnei Barros/PMG