Grupo de Segurança Viária decide intensificar as blitze da Lei Seca em Guarulhos

Quinta, 13 de Junho de 2019 - 10:45

Nesta quarta-feira (12), o Grupo de Segurança Viária se reuniu na sede da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) para apresentar os resultados das ações obtidas durante o movimento Maio Amarelo. Além disso, também foram discutidas as próximas ações a serem realizadas na cidade, que culminou com a decisão de intensificar as chamadas blitze da Lei Seca, que são importantes para conscientizar os motoristas sobre a perigosa mistura do álcool e direção, bem como retirar das ruas motoristas que podem causar acidentes por esse motivo.

No mês de maio, o grupo realizou mais de 30 ações integradas nas vias e rodovias de Guarulhos, entre palestras, atividades em semáforos, orientações em terminais de ônibus, distribuição de material educativo (cartilhas e panfletos), além de blitze educativas e fiscalizatórias da Lei Seca.

Com base na repercussão das ações realizadas e nos índices de acidentes, o Grupo vai continuar atuando nos pontos mais críticos de Guarulhos, próximo a bares e restaurantes. Na reunião também foi definido a parceria com a Escola do Mecânico, que disponibilizou ao grupo curso de mecânica básica e atuação em ações educativas, como check-up preventivo em veículos.

Grupo

O Grupo de Segurança Viária é composto pelas Secretarias de Transportes e Mobilidade Urbana, Assuntos para Segurança Pública, Saúde, Samu, as Polícias Militar e Civil, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, além de empresas privadas, universidades, entidades representativas de taxistas e securitários.
 O objetivo principal é definir estratégias de atuação em conjunto em prol da segurança viária, redução de acidentes de trânsito e, principalmente, a  preservação da vida.