Grupos musicais Afina Toeira e De Ébano se apresentam no Cemear

Quarta, 31 de Outubro de 2018 - 12:15

Os grupos Afina Toeira e De Ébano são os destaques das apresentações gratuitas e livres que acontecem no auditório do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) na próxima quarta e quinta-feira (7 e 8). As apresentações integram a programação de atividades musicais gratuitas do Conservatório Municipal oferecidas pela Prefeitura de Guarulhos e proporcionam ao público um recorte grandioso dos trabalhos dos cursos e projetos desenvolvidos por professores e alunos.

Na quarta-feira, às 20h, o grupo Afina Toeira apresenta repertório ao som da saudosa viola caipira, resultado do trabalho de pesquisa de sua sonoridade e as possibilidades de orquestração e combinação com outros instrumentos. Sob coordenação do professor José Helder, o nome “Afina Toeira” faz alusão a um dos grandes desafios de quem quer se tornar violeiro: afinar seu instrumento. A toeira é o nome da quarta corda da viola.

O Grupo De Ébano se apresenta na quinta-feira, às 20h, ocasião em que desenvolve repertório para clarinete, composto de obras do período clássico ao contemporâneo. Coordenado pelo professor Epitácio Rodrigues, o nome do grupo faz referência ao tipo de madeira utilizada na antiga fabricação de clarinetes.

Apresentação dos Grupos Permanentes do Conservatório Municipal de Guarulhos

Afina Toeira