Guarulhos atinge índice de 0,79 na gestão do Cadastro Único e Bolsa Família

Quinta, 27 de Dezembro de 2018 - 16:00

Guarulhos aprimorou a gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), atingindo em novembro  o índice 0,79 no IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal) no acompanhamento da atualização cadastral desses programas, enquanto a média nacional foi de 0,73. Desta forma, o município superou todos os índices nacionais de condicionalidade dos programas, ficando a frente de grandes cidades e capitais.

Isso significa que, o número de atendimentos do Bolsa Família cresceu 111,36% em um ano, passando de 4.610 para 9.744, no período de novembro de 2017 a novembro deste ano. As informações constam no relatório do Ministério de Desenvolvimento Social divulgado no último sábado, dia 22.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos, isso é fruto de medidas adotadas para alcançar as famílias com dados desatualizados como a realização de mutirões nos bairros; envio de mensagens por SMS aos celulares cadastrados na base do Cadastro Único, cartas e ligações telefônicas; e ainda divulgação em redes sociais.

O levantamento do Ministério aponta ainda que o acompanhamento das condicionalidades de Saúde no município está no mesmo patamar que a média nacional, ou seja, índice de 0,78 e o da educação a média nacional é de 0,93 e do município 0,95.

Com base nesse relatório, o Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) de Guarulhos atingiu o indicador de 0,79, sendo maior que a média nacional (0,73). Isso significa que haverá aumento no repasse federal de recursos ao município para a gestão do programa.

Guarulhos teve o mesmo índice de São Paulo (0,79) e superou grandes cidades e capitais como: Campinas (0,78), Santo André (0,71), Belém (0,75), Maceió(0,72), Salvador (0,69), Recife (0,71),  Florianópolis (0,72) , Boa Vista (0,71), Porto Velho (0,73), Natal (0,73),  Cuiabá (0,76), São Luís (0,65), Goiânia (0,77), Brasília (0,71)e Macapá (0,74).