Guarulhos atinge índice histórico de 95% no acompanhamento de crianças e adolescentes

Quarta, 26 de Dezembro de 2018 - 18:00

O município de Guarulhos atingiu pela primeira vez a marca de 95% no acompanhamento de crianças e adolescentes  na escola pelo Programa Bolsa Família, superando todos os índices já alcançados. Além disso, este resultado supera o de cidades como Araraquara, São José do Rio Preto e Mogi das Cruzes e empata com São Paulo, Santos e São Bernardo. O dado foi divulgado pelo Ministério de Desenvolvimento Social no último sábado, dia 22 de dezembro.

Até então, o maior índice alcançado por Guarulhos era de 92%, em dezembro de 2017. Lembrando que, antes deste índice, a maior marca havia sido de 92%, atingido nessa gestão.

O acompanhamento de crianças e adolescentes na escola pelo Bolsa Família tem aumentado desde que a atual administração assumiu em janeiro de 2017,  já que à época este número era de 86%. O objetivo do acompanhamento escolar é diagnosticar as razões de baixa frequência ou falta, estimulando a progressão e a permanência de crianças e jovens na escola.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, as famílias que recebem o benefício do Bolsa Família devem  estar com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizado, informando o nome da unidade escolar em que a criança ou o adolescente está matriculado, e ter frequência escolar de no mínimo 85%, para crianças de 6 a 15 anos, e 75%,  para adolescentes de 16 e 17 anos. É importante ainda manter a atualização dos dados escolares, como no caso de mudança, para que a família não sofra bloqueios do benefício por acúmulo de faltas às aulas.

Imagem: Divulgação