Guarulhos é convidada a participar de fórum internacional do Brics

Segunda, 22 de Julho de 2019 - 19:02

O prefeito Guti recebeu nesta segunda-feira (22) convite da comitiva russa para o evento “International Cooperation Project”, o 1º fórum internacional dos municípios que fazem parte do Brics, que será realizado entre 19 e 23 de setembro, em São Petersburgo, na Rússia. Na oportunidade, também estiveram presentes os prefeitos Rodrigo Ashiuchi, de Suzano, e Fábia Porto, de Santa Isabel. Os russos manifestaram interesse de investir nas cidades brasileiras.

O evento foi desenvolvido por Kupchino, distrito do município de São Petersburgo, e a ideia é que seja uma ação anual de negócios e esportes no campo da comunicação e cooperação para o desenvolvimento eficiente dos países do bloco internacional. Segundo o projeto, serão realizados encontros, fóruns de discussões e mesas de reuniões em diversas áreas, como economia e negócios, progresso científico e tecnológico, desenvolvimento da indústria esportiva, educação e treinamento de pessoal e criação de projetos estratégicos de longo prazo.

Guti apresentou os potenciais de Guarulhos e se colocou à disposição para futuras tratativas em prol do desenvolvimento econômico. De acordo com ele, o município possui ótimas oportunidades de negócios. "Somos 1,4 milhão de guarulhenses, o que nos caracteriza como a cidade não capital mais populosa do Brasil. Temos o aeroporto mais movimentado da América do Sul, com mais de 40 milhões de passageiros por ano, o que faz de Guarulhos a principal porta de entrada do país. Nossa economia é impulsionada pela indústria e pelo comércio”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de São Petersburgo, Mikhail Cherepanov, enalteceu os interesses de aplicações nas cidades brasileiras e expôs as possibilidades de aportes financeiros da Rússia aos investidores brasileiros. “Vocês disseram que têm projetos na região e nós temos interesse. É importante conhecermos oportunidades de investimentos para, de fato, investirmos em projetos. Por isso queremos entender sobre ações interessantes dos municípios pertencentes ao Brics”, explicou.

Brics

O Brics é um agrupamento econômico formado por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Representa cerca de 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior mercado de consumo do mundo.

Fotos: Marcio Lino/PMG