Guarulhos ganha dois equipamentos de acolhimento feminino

Terça, 10 de Setembro de 2019 - 13:21

O prefeito de Guarulhos, Guti, entregou nesta segunda-feira (9) dois equipamentos na Vila Carmela: a Casa de Passagem Dando um Tempo e o Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Feminino Flor de Lis, sendo que o segundo é um serviço inédito no município. Ambos funcionarão 24 horas por dia, todos os dias da semana, para acolher mulheres adultas em situação de rua, abandono, ausência de residência ou em trânsito e sem condições de autossustento.

De acordo com Guti, as inaugurações não irão onerar o tesouro municipal. “Tanto a Casa de Passagem como o Serviço de Acolhimento Feminino não terão custo adicional para os cofres municipais, garantindo assim mais eficiência na prestação dos serviços. Eles são custeados por recursos vinculados federais. Além deles, entregamos este ano mais de dez novos serviços, como Residência Inclusiva, Acolhimento Masculino Bambi, ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), Sepop (Serviço Especializado para a População em Situação de Rua), Seapop (Serviço Especializado em Atendimento à Pessoa em Situação de Rua), Acolhimento Masculino Ponte Grande, entre outros”,destacou o prefeito.

Guti também parabenizou as equipes da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e do Núcleo Batuíra pelo trabalho desenvolvido. “Temos diversas parcerias com o Batuíra e todas sempre são exitosas. É um serviço muito elogiado pelos que o conhecem. E quero parabenizar também o time da Assistência Social porque este ano foram 580 atendimentos feitos no pernoite durante o inverno”, afirmou.

Já o secretário da Pasta, Alex Viterale, ressaltou o comprometimento da administração municipal com a Assistência Social. “Temos o Seapop, um serviço que atende 300 pessoas em situação de rua por dia, e os que quiserem atendimento são encaminhados ao Acolhimento do Bambi ou do Taboão e, no caso de mulheres, virão para cá. Ofertamos também o projeto Nova Chance, que capacita em panificação e pizzaiolo, dando uma oportunidade de recomeçar. Esta é uma gestão de compromisso e responsabilidade, de pensar no ser humano, de resgatar os que estão em situação de rua para que tenham esperança e saiam desta situação, podendo ser reintegrados à sociedade”, disse Alex.

A presidente do Núcleo Batuíra, Ana Lúcia Silva, abordou a missão da instituição. “É um prazer muito grande o Núcleo Batuíra agregar mais esses dois serviços. Para estar no Batuíra não se pode só vestir a camisa, tem que tatuar na pele. Para nós, o importante é o ser humano. Os que estão na vulnerabilidade não devem perder a esperança, afinal estamos aqui para ajudar”, disse Ana Lúcia.

A cerimônia de entrega contou com as presenças do secretário de Direitos Humanos,Lameh Smeili, diversos gestores, funcionários da Pasta e membros do Legislativo municipal.

Equipamentos

Os serviços nos dois equipamentos serão executados de forma indireta pelo Núcleo Batuíra – Serviço de Promoção da Família, por meio de convênio. Eles são tipificados pelo Sistema Único da Assistência Social (Suas) e a diferença entre eles é que a Casa de Passagem é para acolhimento provisório e transitório de mulheres com ou sem filhos (de zero a 17 anos) em situação de rua, abandono, migração, ausência de residência, em trânsito e sem condições de autossustento.

Na Casa de Passagem, as mulheres vêm encaminhadas por agentes de serviço de abordagem social nas ruas, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência de Especialidade da Assistência Social (Creas), Posto de Atendimento Humanizado ao Migrante, entidades e de outras políticas públicas.

Já no Serviço de Acolhimento Institucional a recepção é por abandono e também para mulheres em situação de rua,em regime de proteção integral com a finalidade de regate e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Instalações

As instalações de cada um dos equipamentos possuem dez quartos com duas vagas cada, dois banheiros, refeitório, cozinha, sala de TV, espaço para oficinas e atividades comunitárias, pracinha, jardins, lavanderia e espaço de lazer para implantação de brinquedoteca. Os equipamentos oferecem alimentação, atendimento técnico de psicóloga e assistente social, o qual faz articulação com os serviços da rede socioassistencial (saúde, educação, emissão de documentos, entre outros). Em ambos os equipamentos a estrutura é de residência e as beneficiárias deverão contribuir para a organização, limpeza e harmonia do ambiente.

No espaço, que é de propriedade da administração municipal, funciona também a Instituição de Longa Permanência – Nosso Lar, que é uma moradia para idosos de ambos os sexos com mais de 60 anos, entregue em abril, e o Conselho Tutelar de Bonsucesso.

Serviço

Casa de Passagem e Acolhimento Adulto Feminino.Rua Serra Azul, 469, Vila Carmela

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG