Guarulhos ganha Serviço Especializado em Atendimento à Pessoa em Situação de Rua

Quinta, 23 de Maio de 2019 - 18:48

O prefeito Guti entregou oficialmente nesta quinta-feira, dia 23, o SEAPOP – Serviço Especializado em Atendimento à Pessoa em Situação de Rua, no Jardim Santa Francisca. O serviço de execução indireta é realizado em parceria com a organização da sociedade civil Núcleo Batuíra – Serviço de Promoção da Família, para atendimento específico de jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua.

Parabenizando a todos da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) pela iniciativa, Guti salientou que o equipamento é voltado à população mais vulnerável. “Parabenizo todo o time da Assistência Social que mais uma vez entrega um serviço que irá modificar a vida das pessoas que mais precisam. Estamos fazendo todo o possível para atender melhor as pessoas que momentaneamente passam por algum problema e acabam morando na rua. O serviço será bem executado com a qualidade do Núcleo Batuíra, sempre muito bem avaliado pelo guarulhense”, afirmou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, abordou o funcionamento do SEAPOP. “Temos o Centro POP que é um serviço de execução direta, no qual os usuários em situação de rua usufruem do espaço podendo se alimentar, tomar banho e, com isso, não ficam nas ruas. Já o SEAPOP é executado indiretamente, em parceria, e a ideia é que as pessoas frequentem o equipamento e, os que quiserem ser inseridos no acolhimento, a equipe de abordagem social irá encaminhar para o Serviço de Acolhimento no Bambi, realizado pela mesma organização social,” explicou Alex, acrescentando que o equipamento foi implantado com recursos federais, sem onerar o cofre do município.

A presidente do Núcleo Batuíra, Ana Lúcia Silva, lembrou da vocação da instituição em atender os necessitados. “Lembramos que nós trabalhamos para o ser humano que está com alguma dificuldade e em situação de rua. A casa está aqui para isso, para que ele tenha um dia mais ameno. Prezamos a pessoa e, por isso, atendemos da gestante ao idoso. E é muito bom trabalhar com um governo parceiro que, como nós, olha o outro como ser humano”, disse Ana, que comanda a instituição há 21 anos.

A secretária-adjunta da SDAS, Claudia Papotto, pontuou objetivos do serviço. “É com muita alegria que vemos mais um serviço sendo entregue pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o SEAPOP, que promove a dignidade humana e a reinserção na sociedade”, disse Papotto.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara dos Vereadores, professor Jesus; do delegado do 1º DP, José Roberto Toledo Rodrigues; do secretário-adjunto para Assuntos de Segurança Pública, Joel Bomfim, e de gestores da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

SEAPOP

O equipamento começou a funcionar há 20 dias, tendo já atendido cerca de 800 pessoas neste período, embora a capacidade para atendimento diário seja de até 80 pessoas. Um dos atendidos é Renato Garcia da Silva, 34 anos, e que vive na rua há sete anos. “Pego reciclagem e vendo todo dia. Aqui está muito bom. Cuido das minhas coisas aqui e não gosto de me sentir trancado”, contou o ex-ajudante de pedreiro, que após a morte da mãe, se desentendeu com os irmãos e foi para a rua.

O SEAPOP segue a tipificação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Realiza atendimentos individuais e coletivos, atividades de convívio e socialização que incentivam o protagonismo e a participação social dos atendidos. O espaço conta com sala de atendimento técnico, refeitório, cozinha e banheiros com chuveiros e com acessibilidade, além de local para que os assistidos lavem suas roupas.

O espaço oferece ainda lanche, banho e atendimento técnico social com encaminhamento para programas de transferência de renda (CadÚnico/Bolsa Família), solicitação de documentos (RG) e demais serviços públicos como o de Saúde.

Serviço:

SEAPOP – Serviço Especializado em Atendimento à Pessoa em Situação de Rua