Guarulhos lança Cartilha dos Direitos da Pessoa Idosa

Quinta, 30 de Abril de 2020 - 14:32

A Prefeitura de Guarulhos lançou nesta quinta-feira (30) a Cartilha dos Direitos da Pessoa Idosa (https://bit.ly/2y6jdLL). O documento foi elaborado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e traz informações sobre a responsabilidade que todas as pessoas têm de respeitar e proteger a dignidade da pessoa idosa. Nenhum idoso pode sofrer qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, sendo que qualquer descumprimento aos direitos da pessoa idosa será punido por lei. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guarulhos tem atualmente cerca de 162 mil idosos.

Para Walid Shuqair, secretário de Direitos Humanos, é necessário que a população tenha conhecimento dos direitos dos nossos idosos e que a lei os protege. “O Estatuto do Idoso, criado em 2003, protege e facilita a prevenção da saúde física e mental, além de dar amparo nos aspectos morais, intelectuais e sociais. Os nossos idosos são, por muitas vezes, desrespeitados dentro da própria família e isso não pode acontecer”, comenta.

Toda pessoa idosa deve ter direito a saúde, cultura, lazer, moradia digna, transporte, atendimento preferencial, entre outros. Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas deverão ser comunicados a órgãos como Disk 100 (Disque Direitos Humanos) ou à Polícia Militar, pelo 190.

Pasta suspende atividades voltadas a idosos em tempos de pandemia

Prezando pela segurança da população idosa e ativa que participava dos programas oferecidos pela Subsecretaria do Idoso, todas as atividades foram suspensas por tempo indeterminado, respeitando as orientações dos órgãos de saúde para não disseminar o coronavírus, principalmente nos grupos de risco.

Para que os alunos do projeto Academia na Praça 60+ não deixem de praticar os seus exercícios e levando em consideração a importância da atividade física para o aumento da imunidade, principalmente nos idosos, os profissionais de educação física do projeto estão produzindo videoaulas para serem enviadas pelo WhatsApp para que os alunos se exercitem dentro de suas casas. Os exercícios gravados pelos professores são adaptados para que as pessoas possam fazer em segurança, mesmo sem o auxílio presencial de um professor.

Quem não está inscrito no programa e deseja receber os conteúdos deve ligar para a Subsecretaria de Políticas para o Idoso, no número 2085-5632, informar o número de WhatsApp e o bairro onde mora.

Fotos: Divulgação/PMG