Guarulhos participa de webconferência sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural

Quinta, 21 de Maio de 2020 - 16:53

Na tarde desta quarta-feira (20) a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, participou de uma webconferência com cerca de 60 dirigentes municipais de cultura das 15 regiões administrativas do Estado de São Paulo. Durante o encontro os dirigentes declararam apoio ao projeto de lei 1.075/2020, que está em pauta na Câmara dos Deputados e dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural enquanto as medidas de isolamento estiverem em vigor, de acordo com a lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

O encontro, que versou sobre a atual situação dos profissionais da cultura de todo o país, levou em consideração a queda vertiginosa na arrecadação dos municípios. Nesse contexto, tanto Guarulhos como os demais municípios do estado se reorganizaram para buscar recursos disponíveis em outras esferas públicas, estadual e federal, que possam ser utilizados para dar suporte emergencial a fim de que sejam mantidas as ações culturais na cidade.

“A preocupação essencial nesse período em que lidamos com a pandemia da Covid-19 é com a saúde e a vida das pessoas. A possibilidade de uso de recursos que são específicos da área da cultura e que estão disponíveis para tais fins se apresenta como um respiro para que cada município possa atender as necessidades dos artistas, coletivos e espaços culturais”, esclareceu o secretário de Cultura, Vitor Souza, um dos participantes da webconferência.

Para o secretário, a aplicação de tais recursos vai permitir que a classe artística possa enfrentar esse período de distanciamento social com maior tranquilidade até que as atividades do meio cultural sejam retomadas.

Fotos: Divulgação/PMG