Guarulhos participa do programa FutbolNet da Fundação Futbol Club Barcelona

Segunda, 27 de Maio de 2019 - 13:03

Fomentar o desenvolvimento nas comunidades desprivilegiadas social e economicamente das regiões metropolitanas de São Paulo. Esse é um dos objetivos do Programa FutbolNet, liderado pela Fundação FCB - Futbol Club Barcelona. A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Escola 360, em parceria com a Barça Fundation, pretende utilizar o esporte para colocar em prática valores como trabalho em equipe, empatia e respeito, reflexão e convivência pacífica para alunos dos Centros de Educação Unificados (CEU) de Guarulhos.

O Programa FutbolNet conta com turmas de futsal, voleibol, handebol, ginástica infantil, iniciação e educação esportiva para crianças e jovens, acreditando no poder do esporte e outras práticas educativas para mudar a realidade, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

A parceria envolve a supervisão da equipe técnica da Barça Foundation e coordenadores da Escola 360, atendendo cerca de 750 alunos em todos os nove CEUs da cidade, com estimativa de ampliação e criação de novas turmas para o próximo semestre. O projeto piloto tem duração de seis meses, podendo ser renovado após avaliações e relatórios pela equipe.

“Com essa parceria, reforçamos o nosso papel como agentes de transformação na vida de crianças e jovens em situações de vulnerabilidade. Utilizar o esporte como parte dessa construção social proporciona desenvolvimento humano em sua totalidade, além da prevenção da violência e inclusão”, destaca Ana Rita Castanheira de Oliveira, chefe de divisão administrativa da Escola 360.

Fundação FCB

A Fundação FCB é uma entidade sem fins lucrativos que tem por fim promover ações solidárias, socioculturais e formativas que permitem a consolidação do compromisso social do Futbol Club Barcelona – “Mais que um Clube”, na Catalunha - Espanha e no mundo, por meio de atividades sociais e esportivas em comunidades com altos índices de vulnerabilidade e violência.

Mais de três mil crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, já foram beneficiados pela iniciativa no Brasil, com o apoio da Fundação MAPFRE. O projeto é realizado desde 2011, na Vila Olímpica da Maré, no Rio de Janeiro (RJ) e também foi implantado em escolas públicas de Suzano, em São Paulo, em 2017.