Guarulhos premia alunos, escolas e UBS no projeto Driblando a Tuberculose

Terça, 26 de Novembro de 2019 - 16:25

A Secretaria de Saúde de Guarulhos concluiu nesta segunda-feira (25) a premiação dos melhores trabalhos apresentados por alunos da rede pública de ensino no projeto Driblando a Tuberculose, uma iniciativa internacional que conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Unicef e de organizações de saúde. O objetivo é informar e educar as crianças sobre a importância da busca ativa de casos novos da doença, tratamento e combate ao estigma a ela associado, utilizando o futebol e o esporte como ferramenta de comunicação em saúde nas unidades escolares.

Além dos estudantes, foram premiadas as classes participantes, as escolas e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que acompanharam a produção dos trabalhos.  Lançado no Brasil em 2014, o projeto Driblando a Tuberculose teve início na África do Sul na Copa do Mundo de 2010.

Os trabalhos abordando o tema puderam ser apresentados em forma de folheto, cartaz, história em quadrinhos e paródia. A fim de subsidiar os professores para trabalhar o assunto em sala de aula de forma lúdica, os técnicos do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e os profissionais das UBS fizeram uma capacitação sobre a doença nas escolas em junho passado, com demonstração e utilização de materiais educativos.

Os trabalhos produzidos ao longo deste período foram avaliados por uma comissão julgadora composta por técnicos do Programa de Controle da Tuberculose e das Regiões de Saúde, que apontaram como ganhadoras a Escola Municipal Elis Regina e a UBS Dinamarca, que acompanhou a condução dos trabalhos, a Escola Municipal Mário Lago e a UBS Primavera, além da Escola Estadual Fábio Fanucci e da UBS Jardim Vila Galvão.

Os vencedores ganharam troféus, medalhas, camisetas, squeezes, lápis, réguas, bolas com informações sobre tuberculose e traves de plástico, adquiridos com recursos repassados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde.

Fotos: Divulgação/PMG