Guarulhos promove Encontro de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa

Segunda, 07 de Maio de 2018 - 13:54

Na última sexta-feira (4), no Hotel Monreale (Centro), a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Guarulhos (Comdec), promoveu o 2º encontro de Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil de Grandes Metrópoles, com objetivo de troca de informações sobre os sistemas utilizados em cada cidade para a gestão de diversos riscos e desastres naturais.

Durante o evento, cada representante teve a oportunidade de apresentar os projetos de ação para prevenir e responder aos problemas geológicos, hidrológicos e tecnológicos que atingem seus municípios. O subdiretor do Departamento de Defesa Civil, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), major Marco Antônio Basso, ressaltou a importância de haver união dos órgãos municipais e estaduais nessa causa. “Nesses fóruns é que a gente consegue avançar e cobrar devidamente. É muita gente que estamos representando, a Defesa Civil tem de ser um órgão centralizador”, afirmou.

Nas discussões, um dos temas trazidos à tona foi o restabelecimento da Defesa Civil como um sistema que integra as demais secretarias da cidade para proteger a sociedade. Além disso, foi ressaltada a importância da zeladoria; manutenções; acompanhamento de riscos; treinamentos constantes; preparação da população; projetos comunitários, entre outros.

O coordenador Nelson de Lima Ribeiro, de Curitiba, afirmou sentir-se muito feliz por participar do encontro. “Há muito aprendizado, são muitas coisas ditas aqui que já estou assimilando para levar para minha cidade”, explicou.

Participaram da mesa o coordenador e adjunto da Comdec – Guarulhos, cel. Waldir Pires e major Israel Soares, respectivamente; os representantes do Redec 3, 1º Tenente Everton Oliveira Godoi e 1º sargento Adilson Roberto Bonifácio; o Coordenador da Defesa Civil de Campinas e secretário da ONU no Brasil para Cidades Resiliente, Sidnei Furtado; o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson de Lima Ribeiro; o coordenador da Defesa Civil de Belo Horizonte, cel. Alexandre Lucas Alves; o representante da Defesa Civil do Município de São Paulo e secretário executivo da Câmara Temática Metropolitana para a Gestão dos Riscos Ambientais Urbanas (CTM-GRAU), o geólogo Ronaldo M. Figueira.

Imagens: Márcio Lino/PMG