Guarulhos promove simpósio e inicia campanha de prevenção contra o câncer de boca

Terça, 21 de Março de 2023 - 12:32

Nesta segunda-feira (20), Dia Mundial da Saúde Bucal, a Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu o segundo simpósio sobre o tema para servidores da área odontológica. A pasta também aproveitou a data para alertar os munícipes sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal a fim de evitar doenças como o câncer.

 

O simpósio, realizado no Teatro Adamastor, faz parte da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal e discutiu a interdisciplinaridade e o multiprofissionalismo na área odontológica. Com a presença de aproximadamente 140 pessoas em cada período, o simpósio contou com palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, além de rodas de conversa.

 

A partir desta terça-feira (21) os profissionais de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dão continuidade à campanha com a realização de rastreamentos, orientações e avaliações em residentes.

 

Foco na prevenção

 

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados odontológicos para o bem-estar geral. Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde, Milton Peres Duran, os cuidados com a boca são essenciais para prevenir infecções e o agravo de doenças como o diabetes, as autoimunes e a anemia, que podem piorar com a má higiene oral.

 

Para reduzir os riscos, a Secretaria da Saúde recomenda uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais e o uso de preservativos durante práticas do sexo oral, além da importância de evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. É importante ressaltar que a prevenção é fundamental para manter a saúde bucal e evitar problemas mais graves.

 

Fotos: Sidnei Barros/PMG