Guarulhos ratifica participação na Ação Social da Pastoral do Povo da Rua

Terça, 11 de Fevereiro de 2020 - 16:47

A Secretaria de Saúde de Guarulhos marcará presença na primeira Ação Social da Pastoral do Povo da Rua deste ano, que será realizada no próximo domingo (16), das 8h às 14h, na Igreja do Rosário (Centro). Depois de participar de cinco edições em 2019, oferecendo vários serviços para essa população, a Prefeitura inseriu oficialmente a atividade em seu calendário anual.

Neste domingo, cerca de 20 profissionais de saúde estarão no local para realizar avaliação odontológica com orientações de escovação e distribuição de kits de higiene bucal, testes rápidos para a detecção de doenças como sífilis, hepatites virais e HIV, vacinar contra o sarampo e também fazer busca ativa de pessoas com sintomas de tuberculose a fim de identificar novos casos e sensibilizá-los sobre a importância da continuidade do tratamento.

Pesquisas apontam que o risco de adoecimento por tuberculose nas pessoas em situação de rua é 56 vezes maior em comparação com a população em geral. Além disso, por conta das condições adversas em que vivem, a taxa de abandono ao tratamento também é elevada entre esse público.

Da mesma forma, o Ministério da Saúde recomenda que, em consonância com o modelo de prevenção combinada – uma estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) – e partindo do reconhecimento de que populações específicas apresentam diferenças nos modos como são afetadas pelas ISTs, haja a priorização dos esforços de prevenção em alguns segmentos da sociedade, entre eles as pessoas em situação de rua.

“A realidade vivenciada pelas pessoas que estão de forma temporária ou permanente nas ruas é alarmante e deve ser motivo de preocupação e de efetiva ação por parte do poder público em conjunto com a sociedade civil. Em especial, as ações em saúde devem ser desenvolvidas de forma estratégica, uma vez que essas pessoas estão diretamente expostas a diversos riscos e agravos”, destaca Elisângela Arantes de Souza, da Rede de atenção aos Direitos Humanos da Secretaria de Saúde.

A parceria entre a Prefeitura e a Pastoral do Povo de Rua em Guarulhos teve início em meados de junho do ano passado com a inserção da equipe do Consultório na Rua e de outros profissionais de saúde nas ações sociais, o que possibilitou a ampliação dos cuidados e uma maior articulação perante as necessidades dessa população. Nas cinco edições em que a Prefeitura participou em 2019 foram realizados mais de 1.300 atendimentos pelos profissionais da área.

Fotos: Divulgação/PMG