Guarulhos recebe novos ônibus escolares acessíveis para reforçar transporte de alunos

Quarta, 29 de Maio de 2019 - 14:25

Guarulhos recebeu nessa terça-feira (28) três novos ônibus escolares para transporte dos alunos das Escolas da Prefeitura. Os veículos foram cedidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do programa do governo Federal Caminho da Escola. Agora a frota de ônibus escolares da cidade conta com dez veículos.

Os novos veículos são modelo Ônibus Urbano Escolar Acessível – ONUREA, que possuem piso alto, 30 lugares cada, ar-condicionado e dispositivo para transposição de fronteira do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.  O equipamento realiza o deslocamento de poltronas do salão de passageiros no exterior do veículo, ao nível do piso interno, com a segurança exigida pela legislação pertinente.

De acordo com o Secretário de Educação, Paulo Matheus, os veículos trarão maior mobilidade dos estudantes da Rede Municipal, além de garantirem a presença dos alunos em sala de aula com segurança, comodidade, conforto e dignidade no transporte. “Esses ônibus já estão adequados à nova legislação e vêm com todos os dispositivos que proporcionam maior segurança no transporte dos estudantes. Muitas crianças serão beneficiadas, principalmente aquelas que possuem mobilidade reduzida e necessitam de cuidados especiais, o que é um importante ganho para a educação de Guarulhos”, destacou.

De acordo com a Lei Municipal 6560/2009, o atendimento pelo programa de Transporte Escolar Gratuito obedece a critérios como o de maior distância medida, a partir de dois quilômetros, entre residência e escola. O grau de dificuldade de o aluno chegar até a unidade escolar também é levado em consideração.

Caminho da Escola
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 pelo governo Federal com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares de forma a  garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, e contribuir para a redução da evasão escolar ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica.