Guarulhos retoma abertura de UBS aos sábados pelo programa Saúde Agora

Terça, 28 de Julho de 2020 - 17:53

A Prefeitura de Guarulhos retomará em 1º de agosto a abertura de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos sábados, das 8h às 16h, pelo programa Saúde Agora. As UBS Parque Alvorada, Pimentas e Morros são as três que irão funcionar nesta primeira data da nova temporada que se inicia. Como forma de prevenção à pandemia do novo coronavírus, as consultas e exames serão previamente agendados para evitar aglomerações nos serviços, ficando para livre demanda os atendimentos na farmácia, vacinas e demais procedimentos de enfermagem.

Mais de 200 pessoas já foram agendadas para este primeiro dia de retomada do Saúde Agora, incluindo pacientes que vão passar em consultas de clínica médica, ginecologia e pediatria, bem como realizar exames de prevenção ao câncer do colo de útero (papanicolau) e testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. A população que não pode comparecer às UBS nos dias de semana poderá aproveitar a oportunidade para se vacinar contra o sarampo, uma vez que a Campanha Nacional, destinada ao público-alvo na faixa etária de seis meses a 49 anos de idade, termina em 31 de agosto.

Para a demanda espontânea, as UBS ainda ofertarão testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, atualização das carteirinhas de vacinação, regularização dos compromissos do programa Bolsa Família, atualização de cadastro e aplicação da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (Ampi), entre outros serviços. Lançado em maio de 2017 para ampliar o acesso à assistência, o programa Saúde Agora realizou até março deste ano mais de 85 mil atendimentos.

Arte: Secom/PMG