Guarulhos tem o menor número de mortes em acidentes de trânsito dos últimos 5 anos

Quarta, 24 de Abril de 2019 - 20:00

Segundo dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP), ao qual a Prefeitura de Guarulhos é conveniada, o período entre janeiro e março de 2019 foi o melhor dos últimos cinco anos, em relação à diminuição do números de acidentes de trânsito com vitimas fatais na cidade. Nesse primeiro trimestre houve 25 mortes, nove a menos que no mesmo período de 2018, quando ocorreram 34 óbitos. Já nos três primeiros meses de 2017, o município registrou 33 mortes no trânsito; 35 em 2016, e 38 em 2015.

De acordo com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Paulo Carvalho, o resultado positivo é fruto de ações constantes de educação fiscalização realizadas pela Pasta, em conjunto com as polícias Militar, Rodoviária, Civil e com o Grupo de Segurança Viária da Polícia Rodoviária Federal. “Estamos trabalhando de forma constante para diminuir ainda mais os acidentes, principalmente aqueles com vítimas fatais. Nesse sentido, além das campanhas já mencionadas, estamos revitalizando a sinalização horizontal e vertical e melhorando os equipamentos semafóricos por toda cidade”, explica Carvalho.
Dentre os acidentes registrados neste ano, o maior número de mortes aconteceu entre pedestres, com 11 vítimas fatais, seguidos pelos usuários de automóveis e motocicletas, com 9 e 5 mortes, respectivamente. A maior parte das vítimas é do sexo masculino, com idade entre 25 a 31 anos, e a maioria dos acidentes ocorre às quintas e sextas-feiras, durante a madrugada, e aos sábados à noite. Esses dados foram fornecidos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

Ações

Buscando melhorar esses números, a Prefeitura de Guarulhos realiza campanhas educativas em universidades e escolas de ensino médio sobre o perigo do consumo do álcool ao dirigir, e as blitze punitivas, nas quais, a cada edição, registra-se diminuição no número de motoristas flagrados com taxas de alcoolemia acima do limite permitido.

Novas ações para aumentar a segurança no trânsito em Guarulhos serão debatidas nesta sexta-feira (26), no 1° Seminário de Segurança Viária de Educação para o Trânsito, das 8h às 18h, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734). Inscrições gratuitas pela internet: //goo.gl/1nWU7a.