Guarulhos tem plano emergencial para minimizar efeitos de possível greve de ônibus na sexta-feira

Quarta, 08 de Maio de 2019 - 20:40

A Prefeitura de Guarulhos foi notificada na última terça-feira (7) sobre a possível paralisação das linhas municipais do transporte público da cidade por tempo indeterminado, conforme informou o sindicato da categoria. Com isso, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) já tem preparado um plano emergencial para atenuar os efeitos desse movimento dos motoristas e cobradores que pode ser iniciado à zero hora desta sexta-feira (10).

De acordo com a STMU, 66 linhas que servem, diariamente, 367 mil passageiros podem ser afetadas. Por sua vez, amparada pela legislação, a STMU já informou oficialmente às empresas que durante o período de greve elas terão de colocar nas ruas pelo menos 40% da frota para prestar o serviço à população.

Outra ação definida pela Prefeitura é a deflagração do Plano  de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), no qual veículos de permissionários (micro-ônibus), que prestam serviço dos bairros até os terminais de ônibus, irão estender o percurso para  as principais avenidas e à região central da cidade, que normalmente são atendidas pelas concessionárias. Todas as medidas legais estão sendo adotadas pela STMU no sentido de minimizar os transtornos à população.