Guia turístico digital gratuito realça as atrações de Guarulhos

Terça, 28 de Março de 2023 - 16:10

O turismo de Guarulhos passa a contar a partir desta terça-feira (28) com um novo aliado. A cidade passa a integrar a lista de municípios disponíveis no aplicativo Destinos Inteligentes, um guia turístico digital que reúne informações turísticas integradas na palma da mão, como o calendário anual de eventos, os principais atrativos turísticos, a ampla oferta gastronômica, as variadas opções de hospedagem, os centros comerciais, serviços e mais. A plataforma é intuitiva e trabalha de forma 100% geolocalizada, em nove idiomas, com descritivos, imagens ilustrativas, horários de funcionamento, formas de pagamento e variadas informações.

O lançamento foi realizado no aeroporto internacional e contou com a presença de empresários do setor hoteleiro e gastronômico, além do prefeito em exercício, Professor Jesus, e do diretor do Departamento de Turismo de Guarulhos, Ricardo Balcone. “Essa é uma ferramenta muito importante para conectar o turista com o potencial da nossa cidade. Apenas em 2022 cerca de 34 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto e muitas delas nem sabem o que Guarulhos tem a oferecer. O aplicativo será um grande estímulo para os empresários de todos os setores”, afirmou Professor Jesus.

“O Destinos Inteligentes é uma ótima oportunidade de fomentar o turismo no município e pode ser usado tanto por guarulhenses quanto por pessoas que irão nos visitar em algum momento”, explicou Balcone. De acordo com ele, já foi iniciada uma campanha de divulgação da nova ferramenta nos painéis informativos do aeroporto, além de adesivos e displays estrategicamente localizados em cadeias de hotéis, lanchonetes e empresas de táxi.

O aplicativo

Disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android, além da versão para desktop, o Destinos Inteligentes oferece aos usuários informações turísticas relevantes e atualizadas a partir da curadoria da Diretoria de Turismo de Guarulhos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI) e da equipe da ferramenta.

Rodrigo Raineri, CEO da Destinos Inteligentes, aproveitou a oportunidade para fazer uma breve apresentação sobre as funcionalidades do aplicativo. “Se antes o turista precisava navegar por sites de busca e procurar cada serviço para o seu roteiro de viagem, agora é possível encontrar tudo reunido em uma interface, do contato para a reserva da hospedagem ao passeio do dia ou o restaurante para jantar”, explicou.

Por meio de filtros, os usuários podem selecionar quais locais estão preparados para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, aqueles que permitem animais de estimação e até mesmo os que possuem o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), além de escolher seus destinos por áreas de interesse, como negócios e eventos, religioso, cultural, entretenimento e lazer, gastronômico ou compras, criando sua própria lista de favoritos.

Sistema completo de gestão turística

Além de ser um guia turístico digital, o Destinos Inteligentes oferece uma plataforma completa de gestão turística para a Prefeitura de Guarulhos. Em tempo real, os gestores públicos têm acesso a todo o inventário turístico da cidade, à quantidade de leitos disponíveis, aos empregos diretos e indiretos, além de poder acompanhar o fluxo de turistas, ter acesso a estudos de demanda para identificar sua vocação turística, estatísticas de busca do usuário, emissão de relatórios periódicos, informações fundamentais para embasar políticas públicas e muito mais.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG