Guti vai ao Palácio dos Bandeirantes defender Metrô até Guarulhos

Terça, 04 de Junho de 2019 - 21:14

O prefeito de Guarulhos, Guti, esteve nesta terça-feria (4) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para reivindicar junto ao Governo do Estado que a Linha 2-Verde do Metrô chegue ao município,  conforme projeto anunciado em 2014 pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). Nesta segunda-feira, o governador João Dória (PSDB) anunciou o prolongamento da Linha 2-Verde apenas até a Penha, sem citar a ligação com Guarulhos, o que causou estranheza, já que a interligação com a cidade é fundamental para os interesses da população local. 

Em reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Antonio Carlos Maluf, Guti reiterou o pedido para que a ligação entre a Penha e Guarulhos, de aproximadamente 6 km, com duas estações na cidade (Ponte Grande e Dutra - ao lado do Internacional Shopping), seja mantida. Ele inclusive defendeu que o Governo do Estado promova uma PPP (Parceria Público-Privada) para a realização das obras, já que entende ser muito difícil para o poder público assumir um empreendimento deste porte. 

Em 2014, Alckmin anunciou a extensão da Linha 2-Verde a partir da estação Vila Prudente até Guarulhos, numa extensão de 14 km, como forma de ligar o segundo maior município do Estado até São Paulo. Seria a primeira ligação do Metrô fora dos limites da Capital. A ideia inicial era iniciar as obras em 2016 para que fossem concluídas antes de 2020. Porém, o projeto não saiu do papel e Guarulhos permaneceu sem essa importante ligação. 

No ano passado, durante a campanha eleitoral, o hoje governador João Dória garantiu que traria o Metrô para Guarulhos. Guti lembrou desse compromisso e disse entender que o anúncio até a Penha, ocorrido nesta segunda-feira, levou em consideração apenas os investimentos que o Estado tem condições de assumir neste momento. “No entanto, não podemos aceitar esta situação e nos colocamos à disposição do governador para juntos buscarmos uma solução, que deveria ser por meio de uma PPP, para que o Metrô enfim chegue a Guarulhos”. 

Na visita ao Palácio dos Bandeirantes, Guti esteve acompanhado do deputado estadual Jorge Wilson (PRB), que também se colocou à disposição para lutar para que o Metrô chegue a Guarulhos.