Idosas recebem Troféu Centenário nesta quarta-feira

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 16:00

Duas idosas com mais de 100 anos, uma residente na Vila Rosália e outra, no Anita Garibaldi, estão entre os oito idosos que serão agraciados com o 4º Troféu Centenário nesta quarta-feira, dia 13, às 16 horas, no Adamastor Centro. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, irá homenagear esses moradores do município com um chá.

Sempre perfumada, a ex-costureira Antonia Rodrigues Teixeira (foto na capa) completou 100 anos em março. Solteira, vive atualmente na Vila Rosália com uma sobrinha e um sobrinho neto. Nascida no bairro de Perdizes, em São Paulo (SP), filha de pai português e mãe com ascendência italiana, ela estudou até o 4º ano no Instituto Assistencial das Damas da Caridade de São Vicente de Paula (bairro de Santa Cecília, na Capital).

Ela começou a trabalhar cedo como costureira em um ateliê de alta costura, embora nunca tenha sido registrada. “Era uma oficina de modelos muito chiques na região central de São Paulo. Eu tomava conta e cuidava de tudo porque era muito esperta”, explica Antonia.

Dedicada à família, Antonia participou do nascimento dos cinco sobrinhos, 13 sobrinhos-netos e 20 sobrinhos-bisnetos. “Fiz o vestido dos cinco sobrinhos porque tinha amor”, disse a ex-costureira católica e dona de olhos verdes.

Muito lúcida, sem grandes problemas de saúde e caminhando sozinha, ela costumava levar os sobrinhos-netos quando crianças para passear no Lago dos Patos ou andar de metrô na Capital. “Minha sobrinha-neta é como uma filha, a quero muito bem. Deus sempre me abençoou. Tive uma vida comprida e bonita. Todos nunca tiveram queixa de mim, porque sempre procurava ajudar e deixar todos satisfeitos”, afirmou Antonia.

Moradora do Anita Garibaldi

Cercada de muito carinho dos funcionários do Núcleo Batuíra Serviço de Promoção da Família, instalado no bairro Anita Garibaldi, Rosália Aguiar Araújo (foto) vive no local desde 2013 com outros 43 idosos. Viúva e sem filhos, estudou, mas não se recorda até qual ano.

Ela nasceu em Garanhuns (PE) e o pai trabalhava na roça. Até uns dois anos atrás, caminhava sozinha pelos jardins da instituição social. Atualmente, sente-se insegura e necessita de companhia. É muito paparicada pelas outras moradoras do Batuíra por ser a mais velha. Em abril, quando completou 100 anos, ganhou uma festa de aniversário das funcionárias.

Não toma remédios e, em razão da idade avançada, a pernambucana cochila bastante e quando quer agradar alguém, faz beicinho para beijar. “Sou feliz. Para mim, todos aqui são amigos”, disse a centenária.

Serviço:

4º Troféu Centenário

Data: dia 13/12 (quarta-feira), às 16 horas

Local: Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)

Imagens: Fábio Nunes Teixeira / PMG