Idosos dos CCIs se preparam para a festa julina virtual

Terça, 30 de Junho de 2020 - 11:22

Os idosos assistidos pelas duas unidades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Guarulhos já estão se preparando para participar da festa julina virtual. Eles têm até quinta-feira (2) para encaminhar fotos e vídeos para os funcionários que os monitoram semanalmente. Todo o material recebido irá compor um vídeo com a participação dos assistidos pelos CCIs, que será exibido via internet no dia 15 de julho.

A ação integra o trabalho de acompanhamento a distância feito pelos 25 funcionários das duas unidades aos idosos assistidos pelo serviço da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. Eles são monitorados semanalmente por telefone ou WhatsApp como forma de fortalecer vínculos e promover atividades que os tranquilizem, gerem bem-estar e os estimulem a permanecer ativos.

Aos 82 anos, Jurandy da Silva Godoy está confeccionando balões de papel de seda para decorar sua casa, o que o faz relembrar o passado. “Comprei papel de seda. Estou fazendo balões pequenos para a festa julina do CCI Gopoúva. Assim passa o tempo. Antigamente, eu fazia grandes balões e soltava na minha rua, que ficava cheia de pessoas para ver”, disse o participante, que está esperançoso de que o isolamento social vai passar em breve. “Vai passar logo, vamos ter paciência e fé. Todos do CCI me dão muita atenção e passo o dia feliz. Eles todos moram no meu coração”, completou Jurandy.

Como participar

Os idosos assistidos pelos CCIs devem escolher uma atividade relacionada ao tema da festa caipira e encaminhar suas fotos e vídeos, com duração máxima de um minuto, mostrando a atividade realizada. Lembrando que as imagens e fotos deverão ser feitas na horizontal.

Entre as atividades que os participantes poderão realizar estão culinária (preparo de receita típica), quadrilha (haverá ensaios por videochamadas), músicas (cantar música ou cantiga típica), atuação (elaboração de frase e texto que podem ser declamados ou apresentados) e desenho ou pintura (em tecido, quadro e cartaz). Haverá orientação dos funcionários dos CCIs que costumam fazer o acompanhamento a distância dos assistidos.

O idoso poderá se vestir com trajes típicos para as fotos e o vídeo, bem como o ambiente de sua casa poderá ser decorado com bandeirinhas e balõezinhos, entre outros enfeites.

Imagem: Divulgação/PMG

Arte: Comunicação/PMG