Idosos participam do Dia do Desafio pela internet

Quarta, 27 de Maio de 2020 - 16:28

Nem mesmo a pandemia de Covid-19 foi capaz de impedir os idosos dos dois Centros de Convivência do Idoso (CCI) de Guarulhos de aderirem ao Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas e esportivas, por 15 minutos, e que acontece anualmente na última quarta-feira de maio.

Dezenas de usuários dos equipamentos da Prefeitura participaram nesta quarta-feira, dia 27, fazendo ginástica, caminhada, dança e alongamento em casa. As práticas foram transmitidas através das redes sociais e compartilhadas com funcionários dos CCIs que, semanalmente, monitoram os idosos a distância.

O acompanhamento a distância está sendo feito com os 953 usuários, cujas idades são superiores a 60 anos, por meio de WhatsApp e ligações telefônicas, já que as atividades promovidas pelos CCIs estão suspensas desde o início da atual crise mundial de saúde. Esta  é uma maneira de promover o fortalecimento de vínculos, uma vez que muitos vivem sozinhos, e de promoção de atividades para a tranquilidade, geração de otimismo e estímulo para que permaneçam ativos.

Entre as atividades propostas estão orientações sobre a importância das atividades da vida diária, vídeos informativos sobre nutrição, autoestima, segurança, exercícios respiratórios, além de videoaulas de ginástica, estimulação cognitiva, dança e artesanato (pintura em tecido), que são encaminhadas em mídias sociais.

Durante o monitoramento, se verificado que o usuário está muito ansioso, angustiado, triste ou deprimido, ele é encaminhado para o atendimento psicológico remoto, por meio de telefone ou vídeoconsulta, a fim de receber acolhimento emocional.

Dia do Desafio

O principal objetivo da data - originária na década de 1980 e  que há  dez anos   conta com apoio da Unesco (organização das Nações Unidades para Educação, Ciência e Cultura) -  é motivar a população em todas as fases da vida para a prática de atividades físicas para melhorar tanto a saúde física como a mental e, desta forma, procurar fazer desta ação um hábito diário. O Brasil integra esta campanha desde 1995.

Imagens: Divulgação/PMG