Iniciadas as obras de transformação do PA Paraíso em UPA

Segunda, 25 de Março de 2019 - 17:35

O prefeito Guti acompanhou no último sábado (23) as primeiras intervenções para a transformação do PA Paraíso em UPA porte III. Esta semana a unidade começa a receber as obras, autorizadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) na sexta-feira (22). O parecer foi emitido após a verificação de toda a documentação enviada à CEF acerca do projeto arquitetônico e do processo de licitação, que teve como vencedor a Empresa Teorema Engenharia e Construções, com sede no centro de Guarulhos.

“A empresa está realizando a sondagem de solo e a expectativa é iniciar as primeiras obras nesta semana. Faremos o possível para entregar essa unidade até o mês de dezembro”, comentou o prefeito, durante a vistoria.

De acordo com o previsto em contrato, a empresa tem prazo de 12 meses para concluir a obra, a contar do início dos trabalhos. A transformação do PA Paraíso em UPA será custeada com recurso federal de 2008, no montante de R$ 1,9 milhão mais contrapartida de R$ 252.750,92 da Prefeitura.

Na época, a verba era destinada à reforma de duas unidades: PA Paraíso e PA São João. Como esta última também foi convertida em UPA, a Secretaria de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde, em 2014, autorização para utilizar integralmente o recurso na reforma e transformação do PA Paraíso em UPA, o que foi aprovado com a recomendação ajustes no plano de trabalho, sendo que todos eles já foram cumpridos pela Prefeitura, condição que habilitou o município a licitar e dar início às obras no local.

Atendimento será ampliado:

Com a transformação do PA Paraíso em UPA, Guarulhos poderá receber do Ministério da Saúde uma verba de até R$ 300 mil por mês a título de custeio do serviço, despesa que antes era suportada exclusivamente pelo município. Além disso, o atendimento será ampliado, uma vez que a nova unidade oferecerá assistência em clínica médica, pediatria, odontologia e também em ortopedia, que antes não havia, bem como realizará exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio X digital e odontológico.

A UPA Paraíso será a quarta unidade de pronto-atendimento do município e a terceira entregue pela atual gestão. Assim como as demais, ela segue projeto e padrão do Ministério da Saúde. Com mais de 1.400 metros quadrados de área construída, a nova unidade contará com um total de 21 leitos de observação, ou seja, nove a mais do que disponibilizava o PA. Serão sete leitos masculinos, quatro femininos, quatro infantis, quatro de urgência e emergência e mais dois de isolamento.

Estrutura física:

Na nova unidade serão criados setores que não existiam no PA Paraíso, como duas salas para classificação de risco; três vagas para desembarque de idosos e pessoas com necessidades especiais, além de outra para carga e descarga; uma vaga de ambulância coberta e exclusiva; fraldário; e vestiário para pacientes na sala de raio-X. Terá ainda uma moderna recepção com 70 lugares, sala de espera próxima dos consultórios com 12 assentos, além de sanitários para pessoas com necessidades especiais.

No total, a planta da UPA Paraíso ganhará 220,31 metros quadrados de área construída a mais, garantindo maior conforto aos usuários, com organização do fluxo interno de pessoas e, consequentemente, melhores condições de trabalho aos profissionais da área. Serão oito consultórios, sendo um de odontologia e outro para assistência social; sala de medicamentos e reidratação com capacidade para realizar sete atendimentos simultâneos, e setor de inalação que poderá prestar assistência para 10 pessoas concomitantemente.

A estrutura física da nova UPA ainda contará com salas de curativo e sutura, de gesso, de coleta de exames; setor administrativo; farmácia com sala anexa para armazenamento do estoque e guarita policial, o que também não havia no PA Paraíso. Além disso, o prédio passará por uma revisão completa de todas as instalações elétricas, hidráulicas, de gases medicinais e de ar condicionado.

Imagens: Fábio Nunes Teixeira / PMG