Mais de 10 mil pessoas celebram os 459 anos de Guarulhos em grande festa no Bosque Maia

Segunda, 09 de Dezembro de 2019 - 16:05

Árvore de Natal iluminada, cantata, apresentações musicais, concerto de estreia da Gru Sinfônica e celebração dos 16 anos da Orquestra Jovem. Quem passou pelo Bosque Maia ao longo deste domingo (8) para comemorar os 459 anos da cidade de Guarulhos teve muitos motivos para se emocionar. Ao todo, mais de 10 mil pessoas circularam pelo local e se encantaram com a riqueza da produção cultural que a Prefeitura de Guarulhos ofereceu aos munícipes.

O dia era de festa. Com o lançamento da Gru Sinfônica, a nova orquestra da cidade, que tem como patrono o renomado maestro João Carlos Martins, a cidade de Guarulhos avança em importante etapa no campo da formação dos munícipes ao conciliar cultura e educação. Emocionado, o prefeito Guti explicou que a Gru Sinfônica é parte do projeto Música nas Escolas, que no próximo ano vai atuar nas unidades escolares da rede municipal para promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música.

“Nós vamos atender mais de 5 mil alunos com aulas de iniciação musical nas escolas da rede municipal, um avanço na aprendizagem das crianças no qual a música é essencial para que elas atinjam um patamar cognitivo muito maior”, vibrou o prefeito, encantado ao ver todos os 120 músicos da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem no palco, um recorde para a cidade. “Certamente estamos fazendo história ao colocar os músicos recém-chegados diante desse ousado projeto de formação musical dos alunos das escolas municipais”.

Igualmente satisfeito, o secretário de Educação,Paulo César Matheus da Silva, enfatizou a importância do programa Música nas Escolas, que aliado aos eixos da Base Nacional Comum Curricular vai permitir o ensino de competências socioemocionais. “Os benefícios da aprendizagem de música são incontáveis, pois além de melhorar as habilidades cognitivas, ajuda na atenção, interação e socialização das crianças. Esse projeto de formação musical vai impactar positivamente a educação no município, uma ação de grande importância para alavancar a qualidade do que é ensinado nas escolas”.

Uma cidade pioneira

Encantado com a concretização do projeto e com o convite para patrono da Gru Sinfônica, o maestro João Carlos Martins falou da importância de iniciativas pioneiras como a de Guarulhos, segundo ele, cidade cuja localização é estrategicamente privilegiada. Entre outras razões, João Carlos Martins esclarece que foi convidado para ser o patrono da Gru Sinfônica por insistir na constatação de que muitos estrangeiros chegam primeiro a Guarulhos quando vêm ao Brasil.

“Em seu aniversário de 459 anos, a cidade ganha uma orquestra à altura da qualidade de seu maestro e de seus gestores. Estou muito honrado por poder dar o pontapé inicial dessa iniciativa”, vibrou Martins. Sobre a iniciativa de unir música e educação, ele citou a excursão que o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos fez em 1931 por 101 cidades brasileiras. “Villa-Lobos tinha esse sonho, ele dizia que não era o público inculto que iria julgar as artes, mas sim as artes que mostram a cultura de um povo”.

Emiliano Patarra, diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos e regente da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem, enfatizou o pioneirismo da cidade com o projeto Música nas Escolas. “São poucos os projetos de ensino musical como o de Guarulhos. Nossa vantagem em relação às demais cidades é o fato de haver um Conservatório no município, que está prestes a comemorar 60 anos, uma instituição que vai acolher os alunos que desejarem dar continuidade ao aprendizado de música em nível profissional”. Patarra também celebrou a abertura de novo espaço para a música sinfônica numa perspectiva que vai na contra mão de cidades cujas atividades de orquestras e conjuntos musicais foram encerradas.

Duas orquestras e uma temporada intensa

Para o secretário de Cultura, Vitor Souza, a entrega de uma nova orquestra para a cidade é um passo fundamental para completar o ciclo de formação e fruição cultural.

“Além de sua importância dentro do cenário cultural, a Gru Sinfônica destaca a cidade de Guarulhos em meio à programação musical de todo o país. A vocação dessa nova orquestra, que já nasceu grandiosa, é a de figurar em meio ao que há de melhor dentro da agenda na música clássica”, observou o secretário.

Souza também relacionou o olhar cativo que a Orquestra Jovem trouxe para a cidade ao longo dos últimos 16 anos com a atuação da Gru Sinfônica, que juntas vão possibilitar inúmeras incursões musicais na cidade, que passarão a acontecer de forma ainda mais intensa.

Durante o evento, a Prefeitura de Guarulhos também lançou a temporada 2020 da Gru Sinfônica e da Orquestra Jovem, um programa com mais de 50 concertos, uma média de uma apresentação por semana, que vão acontecer em todas as regiões do município.

“Com isso, ambas as orquestras se projetam para o próximo ano já inseridas em um circuito importantíssimo do universo da música clássica, percorrendo as principais ações desse contexto em todo o país”, pontuou Souza.

Além do projeto Música nas Escolas e do Programa Orquestra no Bairro, a Gru Sinfônica e a Orquestra Jovem estão envolvidas em contextos bastante relevantes na música clássica, pautando a cidade de Guarulhos como referência para todo o país. No mês de março, por exemplo, a Orquestra Jovem se apresenta na cidade de Trancoso, na Bahia. Participante da edição de comemoração dos 50 anos do Festival de Inverno de Campos de Jordão, ela já está convidada para participar em 2020. Outra conquista para a cidade foi o convite que a Gru Sinfônica recebeu para ser residente ao longo de todo o Festival de Campos de Jordão.

Uma cidade melhor com uma cultura melhor

Sobre a inauguração da árvore de Natal, o prefeito Guti destacou a valorosa parceria com a Bauducco e a Sabesp, que juntas possibilitaram a iluminação e toda a estrutura da árvore e deixaram o Bosque Maia ainda mais acolhedor, atraente e charmoso. A iniciativa dessas empresas faz valer sua responsabilidade social e, junto com o poder público, elas completam um ciclo muito importante, cumprindo o papel de retornar para a cidade aquilo que ela merece em termos de acesso à cultura, à formação cultural e à produção artística e turística. Guarulhos é a maior cidade não capital do país e a 2ª maior cidade do estado.

A grande festa também celebrou a união de agentes que querem uma cidade melhor, os artistas da cidade, parceiros do setor privado e da sociedade civil e o próprio maestro João Carlos Martins, que veio à cidade exclusivamente para inaugurar a Gru Sinfônica, todos em busca de uma cidade melhor e com uma cultura mais desenvolvida.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira  /PMG