Membros do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência são empossados

Quinta, 05 de Março de 2020 - 17:17

O auditório da Secretaria de Educação, no Macedo, recebeu na manhã desta quinta-feira (5), a posse dos membros do biênio 2020/2022 do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). O órgão de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador da Política Municipal da Pessoa com Deficiência, vinculado à Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, faz parte da Secretaria de Direitos Humanos, e  tem por finalidade promover a efetivação, a implementação e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

O Prefeito Guti participou da cerimônia e afirmou que a participação social é parte fundamental na criação de políticas públicas. “Os conselhos são muito importantes para o governo, porque não conseguimos encontrar soluções para os problemas existentes na cidade sem ouvir a população representada pelos conselheiros. Cada conselho com o seu tema específico nos traz diversas demandas para pensarmos juntos e encontrarmos a melhor forma de resolver as demandas. Vocês que estão dispostos a colocarem a mão na massa por uma mudança estão de parabéns”, afirmou.

Além do prefeito, fizeram parte da mesa o secretário de Direitos Humanos, Walid Shuqair, o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil 57ª Subseção de Guarulhos, Doutor Abner Alves Vidal e o Promotor de Justiça representando o Ministério Público, Doutor Clodoaldo Batista Maciel.

Para o subsecretário Toninho Messias, os conselheiros têm uma grande responsabilidade em mãos. “Os conselhos são parte de um processo democrático. É muito importante que os novos conselheiros saibam a função deles aqui, que é apresentar propostas, discussões, fiscalizar o trabalho da municipalidade, entre outras. Temos certeza de que vocês irão nos auxiliar da melhor forma possível”, disse.

Posse

Entre os empossados da sociedade civil estão representantes dos segmentos de deficiências auditiva e intelectual, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casas André Luiz, Centro de Inclusão e Apoio ao Autista de Guarulhos (Ciaag) e Ordem dos Advogados do Brasil.

Já para representar o poder público municipal, foram escolhidos servidores das secretarias de Governo, Direitos Humanos, Saúde, Trabalho, Justiça, Educação, Esportes e Lazer, Assistência Social, Cultura e Transportes e Mobilidade Urbana.

"É muito importante que a sociedade esteja engajada nesses temas e façam parte desta discussão, inclusive país e responsáveis de pessoas com deficiência. A inclusão do PCD é muito difícil e quando o governo olha pra isso, torna a nossa luta mais fácil. A nossa função agora é trazer a comunidade para o debate", comentou Danielli Hernandes, empossada na cerimônia, como representante das deficiências intelectuais, já que é mãe de uma menina com síndrome de down.

No final da cerimônia de posse, os conselheiros realizaram a votação para composição da Mesa Diretora do Conselho. A comissão eleitoral foi composta por membros antigos do CMDPD.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira / PMG