Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano tomam posse em cerimônia no Paço Municipal

Sexta, 07 de Fevereiro de 2020 - 12:51

O auditório do Paço Municipal recebeu na manhã desta sexta-feira (7) a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). O conselho conta com representantes do Executivo, movimentos populares, trabalhadores representados pelos sindicatos, setor empresarial, entidades profissionais, entidades acadêmicas de pesquisa e organizações não governamentais (ONGs).

No evento, o prefeito Guti ressaltou a importância da participação da sociedade civil na tomada de decisões do setor público. "A junção da visão das pessoas que estão de fora com quem está dentro da administração é muito importante para encontrarmos as melhores soluções para os problemas da cidade. Damos muito valor aos conselhos bem constituídos, porque vocês estão aqui para proteger os interesses da população", afirmou.

Após a posse, os presentes deram início à 1ª reunião ordinária do CMDU, que teve como pauta a eleição dos membros dos conselhos gestores do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU) e do Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD). Foram iniciadas ainda discussões para elaboração do regimento interno e os procedimentos para a eleição da coordenação.

Jorge Taiar, secretário de Desenvolvimento Urbano, lembrou aos membros do grande trabalho que tem pela frente e agradeceu pela disposição em trabalhar por Guarulhos. “Tenho certeza de que vocês irão fazer um ótimo trabalho, pensando sempre na população e tomando as melhores decisões”, afirmou.

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU)

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano é uma importante ferramenta de participação popular como instrumento político democrático reconhecido pela Constituição Federal de 1988, que legitima as decisões tomadas em conjunto com a população e tem por objetivo fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo, bem como promover a atuação conjunta entre o governo e a sociedade civil.

Suas principais atribuições são debater e acompanhar o planejamento e a política de desenvolvimento urbano do município, acompanhar a implantação do Plano Diretor e as questões relativas à sua aplicação, articular as ações dos Conselhos Municipais vinculados à política urbana e ao orçamento participativo, visando à integração e à compatibilização das políticas de transporte, habitação, uso do solo, meio ambiente, saneamento ambiental, proteção ao patrimônio histórico e cultural, para a promoção do pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, bem como debater, propor, diretrizes e acompanhar a aplicação dos recursos dos fundos vinculados às políticas de desenvolvimento urbano.

Membros

Foram empossados titulares e suplentes das diversas entidades. Representando o poder público estão as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Transportes e Mobilidade Urbana. Da sociedade civil, Associação Benedita Vaz de Lima, Sociedade de Apoio à Luta pela Moradia, Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, Associação dos Empresários de Cumbica, Centro das Indústrias no Estado de São Paulo, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Município de Guarulhos, Associação dos Profissionais Concursados nas Carreiras Universitárias e Tecnológicas no Serviço Público Municipal de Guarulhos, Universidade de Guarulhos, Edvac Serviços Educacionais Ltda., Inovation Incentivo e Desenvolvimento para Formação Cultural e Profissional e Agência de Desenvolvimento e Inovação.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira /PMG