Mortes por acidentes de trânsito caem 29,3% em Guarulhos em 2019

Segunda, 20 de Janeiro de 2020 - 15:30

Guarulhos apresentou no ano de 2019 uma redução de 29,3% no número de mortes em acidentes de trânsito em relação a 2018. Foram 111 vítimas fatais contra 157, de acordo com os dados divulgados pelo programa Respeito à Vida do governo do estado de São Paulo.

Entre as mortes, os chamados vulneráveis representaram um total de 79% (pedestres - 37%, motociclistas - 36% e ciclistas - 6%). Não houve, no período, nenhuma vítima fatal envolvendo passageiros de ônibus. Apenas 50% dos acidentes ocorreram nas vias municipais, os demais aconteceram em rodovias (estaduais ou federais) que cortam o município.

Buscando melhorar ainda mais esse cenário de redução nas mortes no trânsito, a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Grupo de Segurança Viária, do qual faz parte a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), realiza campanhas educativas em universidades e escolas de ensino médio sobre o perigo do consumo do álcool misturado com a direção.

Outra medida eficaz são as blitze punitivas, que a cada edição registram diminuição no número de motoristas flagrados com taxas de alcoolemia acima do limite permitido. Além disso, a Prefeitura vem investindo na segurança viária com a revitalização da sinalização aérea e de solo, modernização dos semáforos, além de uma fiscalização mais intensa por parte dos agentes de trânsito.