Movimenta Saúde chama a atenção para questões ambientais no Junho Marrom

Terça, 04 de Junho de 2019 - 19:51

Nesta quarta-feira (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 45 anos, para chamar a atenção da população em relação aos problemas ambientais urgentes. Em 2018, o tema foi a poluição plástica, este ano, a poluição do ar. O objetivo é impulsionar a sensibilização e encorajar ações em todo o planeta em prol da proteção do ambiente. Em Guarulhos, a data reflete por todo o mês, no chamado Junho Marrom, com ações de promoção de saúde ambiental, que serão realizadas dentro e fora dos serviços de saúde.

A agenda do mês, que conta com rodas de conversa, exibição de vídeos educativos e oficinas, é a realizada pela Secretaria de Saúde por meio dos programas Movimenta Saúde e Ambienta Saúde, bem como o Departamento de Vigilância em Saúde, além da equipe Lixo Zero, da Secretaria de Serviços Públicos e dos educadores da Secretaria de Meio Ambiente.

Programação

O Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) promoverá palestra sobre a coleta de óleo de cozinha e a implantação de um coletor no serviço nesta quarta-feira (5), às 9h; e nos dias 26, 27 e 28, fará uma exposição dos objetos confeccionados com materiais recicláveis, retrospectiva das ações desenvolvidas sobre saúde ambiental e coleta de chapas de raio-x, eletroeletrônicos, lacres de latinhas e baterias de celulares no local, à rua Dona Antônia, 987 - Vila das Palmeiras.

Em vez de um evento da abertura oficial do mês, desta vez haverá uma atividade de educação ambiental em feira livre nas quatro regionais de Saúde. A ação, chamada “Saúde nos Ambientes + Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 metas globais estabelecidas pela ONU, terá início na quinta-feira (6), das 9 às 12h, na região III - São João/ Bonsucesso, na rua Nicolina La Pena Turri, 15, junto à UBS Álamo. A atividade levará informações sobre controle de vetores, como o Aedes Aegypti, bem como orientações e dicas sobre compostagem de resíduos de feiras, alimentação saudável, plantas medicinais e hortas domésticas para o público circulante.

Na segunda-feira (10), às 8h, será realizada trilha ecológica no Parque Chico Mendes para sensibilizar os participantes quanto à importância do cuidado com a preservação das áreas ambientais. “Além da trilha, de nível de dificuldade leve e duração de 1 hora, faremos roda de conversa sobre quem foi Chico Mendes e coletaremos materiais recicláveis no parque com um apanhador que o terapeuta ocupacional confeccionou”, contou Carina Costa Jardim Cabral, educadora física do NASF Cumbica, que coordenará a atividade juntamente com agentes comunitários de saúde da região.

No dia 19 serão realizadas duas trilhas ecológicas no Bosque Maia para mostrar a riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica presente no parque e sua importância para a saúde ambiental. Das 8 às 11h, será a trilha inclusiva, destinada para pessoas com deficiência; e das 13 às 16h, a trilha aberta ao público geral. Já no  Campd, na mesma data, às 10h, haverá orientações de como fazer uma horta vertical.

No dia 25, o Centro Municipal de Educação Adamastor receberá dois eventos. Das 8h30 às 11h, a palestra “Conversando sobre Síndrome de Diógenes - roda de conversa sobre um problema de saúde crescente na sociedade: “os acumuladores”; e das 13 às 16h, Oficina Lixo Zero, artesanato com recicláveis e produção de produtos de limpeza ecológicos.

Poluição

Para entender como as pessoas contribuem com a poluição do ar, a ONU descreveu os cinco tipos de poluição: ambiente doméstico, indústrias, transporte, agropecuária e resíduos. Como cada um pode evitá-las? Usando o transporte público, caronas compartilhadas ou se deslocando de bicicleta ou a pé; diminuir o consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano; fazer compostagem de alimentos orgânicos e separar o lixo não orgânico; além de poupar energia desligando as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso.

Fica a pergunta, qual ação você vai por em prática para #CombaterAPoluiçãoDoAr? Interessados em participar das atividades promovidas no Junho Marrom devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para se informar e realizar a inscrição.